PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO AO HIV: EXPERIÊNCIAS ENTRE PESSOAS QUE MANTÊM RELAÇÕES DE RISCO

Autores

  • Gustavo SCHIAVINATO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Magno César Ribeiro JÚNIOR Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Adriana Luiz Sartoreto MAFRA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec

Palavras-chave:

HIV, Prevenção, Saúde, Profilaxia Pré-Exposição, Redução do Dano

Resumo

A profilaxia pré-exposição (PrEP) é uma estratégia de prevenção combinada que envolve o uso contínuo de medicamentos antirretrovirais por indivíduos HIV negativos para reduzir o risco de infecção pelo vírus.A pesquisa teve como objetivocompreender os motivos que levam uma pessoa não infectada pelo HIV a realizar um tratamento antirretroviral, conhecendo as experiências e os sentimentos do usuário.O desenvolvimento deste projeto de pesquisa ocorreu pormeiodeumaabordagem qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvido de junho a outubro de 2019, com 12 usuários da profilaxia pré-exposição, sendo 7 homens, 4 mulheres e 1 mulher transexual, num Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis no município de São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil. Para coleta de  dados  utilizou-se a entrevista semiestruturada, os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo proposta por Minayo. Os discursos resultaram nas seguintes categorias temáticas: Importância e sentido do uso da PrEP, segundo a perspectiva dos usuários;Eficácia da PrEP;Desconfortos causados pelo tratamento;Atuação da equipe de saúde;Ausência de informações acerca do tratamento. Concluiu-se quefazer o tratamento com a PrEP pode trazer benefícios que vão além da redução de risco ao HIV, oferece a oportunidade de vincular o usuário ao serviço de saúde.

Downloads

Publicado

2021-03-31

Como Citar

SCHIAVINATO, G. ., JÚNIOR, M. C. R. ., & MAFRA, A. L. S. . (2021). PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO AO HIV: EXPERIÊNCIAS ENTRE PESSOAS QUE MANTÊM RELAÇÕES DE RISCO. ANAIS DE ENFERMAGEM DO UNIFUNEC - SEM CIRCULAÇÃO, 6(6). Recuperado de https://seer.unifunec.edu.br/index.php/ASAE/article/view/5094

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>