ANÁLISE DA EXECUÇÃO DE OBRAS “MINHA CASA MINHA VIDA” EM MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DE CONSTRUÇÃO BIM
Palavras-chave:
BIM, Modelagem, Informação, Construção, ProjetosResumo
INTRODUÇÃO: A tecnologia Bim apresentada ao público é uma inovação que tem como objetivo trazer uma eficiência maior na execução dos projetos em si, que é o meio de apresentar as devidas informações contidas e nortear o rumo que se deve tomar na gerência de uma obra. OBJETIVO: Mostrar as opções de ferramentas disponíveis no mercado para a elaboração do planejamento de obra “minha casa minha vida”, e a fim de evidenciar as vantagens e desvantagens desses recursos. METODOLOGIA: A metodologia de trabalho foi uma revisão de literatura a fim de dar suporte a elaboração de projetos nos padrões da Caixa Econômica Federal no programa “minha casa minha vida” (projeto arquitetônico, estrutural, hidrossanitário e elétrico). Esta revisão de literatura foi capaz de dar suporte para quem for construir neste programa. RESULTADO: Na modelagem Bim, a representação dos passos a seguir no projeto, e o suporte que é dado através de coordenadas que constituem os elementos, trazem a precisão que um gestor, executor de projeto precisa. Deste modo, é visto que um panorama gera as possíveis alterações que, serão de implicações mínimas, pois poderão ser administradas com tranquilidade e antecipação. CONCLUSÃO: Como foi apresentado, a modelagem Bim vem mudando o mercado trazendo benefícios bem como diminui erros de projetos.A conclusão de um projeto em modelo 4D, traz benefícios para as construtoras, possibilitando testar vários cenários. O uso da ferramenta de apoio à decisão, traz assertividade a segurança para o cliente. Por fim, o método Bim é eficaz e capaz de dar todo suporte aos stakeholders, em eficiência nas tomadas de decisões, garantindo uma performance no desenvolvimento desde a fundação ao acabamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Nilton Ferreira NETO, Lucas Natan da Silva SOUSA, Rogério Garcia BENTO

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.