ANÁLISE DA EXECUÇÃO DE OBRAS “MINHA CASA MINHA VIDA” EM MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DE CONSTRUÇÃO BIM

Autores

• Nilton FERREIRA NETO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Lucas Natan da Silva SOUSA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Rogério Garcia BENTO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec

Palavras-chave:

BIM, Modelagem, Informação, Construção, Projetos

Resumo

INTRODUÇÃO: A tecnologia Bim apresentada ao público é uma inovação que tem como objetivo trazer uma eficiência maior na execução dos projetos em si, que é o meio de apresentar as devidas informações contidas e nortear o rumo que se deve tomar na gerência de uma obra. OBJETIVO: Mostrar as opções de ferramentas disponíveis no mercado para a elaboração do planejamento de obra “minha casa minha vida”, e a fim de evidenciar as vantagens e desvantagens desses recursos. METODOLOGIA: A metodologia de trabalho foi uma revisão de literatura a fim de dar suporte a elaboração de projetos nos padrões da Caixa Econômica Federal no programa “minha casa minha vida” (projeto arquitetônico, estrutural, hidrossanitário e elétrico). Esta revisão de literatura foi capaz de dar suporte para quem for construir neste programa. RESULTADO: Na modelagem Bim, a representação dos passos a seguir no projeto, e o suporte que é dado através de coordenadas que constituem os elementos, trazem a precisão que um gestor, executor de projeto precisa. Deste modo, é visto que um panorama gera as possíveis alterações que, serão de implicações mínimas, pois poderão ser administradas com tranquilidade e antecipação. CONCLUSÃO: Como foi apresentado, a modelagem Bim vem mudando o mercado trazendo benefícios bem como diminui erros de projetos.A conclusão de um projeto em modelo 4D, traz benefícios para as construtoras, possibilitando testar vários cenários. O uso da ferramenta de apoio à decisão, traz assertividade a segurança para o cliente. Por fim, o método Bim é eficaz e capaz de dar todo suporte aos stakeholders, em eficiência nas tomadas de decisões, garantindo uma performance no desenvolvimento desde a fundação ao acabamento.

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

FERREIRA NETO, N., SOUSA, L. N. da S. ., & BENTO, R. G. . (2020). ANÁLISE DA EXECUÇÃO DE OBRAS “MINHA CASA MINHA VIDA” EM MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DE CONSTRUÇÃO BIM . ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 11(11). Recuperado de https://seer.unifunec.edu.br/index.php/forum/article/view/4861