SISTEMA DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESPECTRAU

Autores

  • Letícia Pereira MARCHI Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Marcos Antonio ESTREMOTE Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Fabiana Kelly Sampaio MALFARA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec

Palavras-chave:

TEA, Alfabetização, Aplicativo mobile

Resumo

Introdução:O autismo ou (TEA)é um transtorno do neurodesenvolvimento que inclui déficits em interaçãosocial e de comunicação, padrões de comportamento repetitivos e interesses a um grupode atividades restritas. Nesta condição, quando são apresentados sintomas de deficiênciaintelectual relacionados ao autismo,pode haver dificuldade de aprendizagem destes indivíduos: déficit de aprendizagem: a dificuldade de concentração, dificuldadescom tarefas de sequenciamento e organização,objeção a interação social, entreoutras. Objetivo: Desenvolverum aplicativo que auxilie na alfabetização de crianças autistas de 5 a 8 anosajudando adesenvolver capacidade motora, intelectual e social do aluno, por meio de um jogo dearrastarimagens.Metodologia:Foram utilizadas pesquisas na internet,repositóriosde faculdades e universidades, livros, etc. O desenvolvimento do programacomputacional seráfeito em linguagem C#, ou Sistema de Gerenciamento de Banco deDados (SGBD) Firebasee oAstah Community para os diagramas.Resultados: Foi desenvolvido um aplicativo mobile de arrastar e soltar imagens, em cada nível a criança associa figuras que começam com uma letra diferente do alfabeto. Ao final de cada atividade é apresentado o tempo e a quantidade de erros que os alunos apresentaram durante a execução do nível. Conclusão:A ferramenta consegue ajudar as crianças com dificuldades motoras através do movimento de arrastar e soltar, e complementa o ensino e alfabetização através da associação de imagens que comecem com as letras do alfabeto.

Downloads

Publicado

2022-11-10

Como Citar

MARCHI, L. P., ESTREMOTE, M. A., & MALFARA, F. K. S. (2022). SISTEMA DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESPECTRAU. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 13(13). Recuperado de https://seer.unifunec.edu.br/index.php/forum/article/view/5666

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS, ENGENHARIAS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO