NOVAS TECNOLOGIAS: CONSERVAÇÃO DE PEÇAS ANATÔMICAS VISANDO MANEIRAS MAIS SUSTENTÁVEIS

Autores

  • Matheus Humberto Vidal MARCELINO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Walysson Henrique Melo SILVA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Vanessa Veronese ORTUNHO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec

Palavras-chave:

Conservação de peças anatômicas, Rigidez de peças anatômicas

Resumo

Introdução: Com avanços tecnológicos que buscam melhorias dos ambientes laboratoriais há preocupação de utilizar métodos menos nocivos para os estudantes das áreas da saúde, funcionários e meio ambiente. Por isso busca-se diminuir a utilização de formol para conservar as peças anatômicas e como alternativas há a utilização da glicerina e salina. Objetivo: Descrever e avaliar as principais mudanças que ocorrem nas peças inteiras imersas na solução salina, verificar se estarão em estados viáveis para as aulas de anatomia e comparar as peças frescas com as conservadas. Metodologia: Foram usados coração e rim bovino, primeiro fez-se uma lavagem para retirada de sangue. Após ser levado a imersão total em 16 litros de água com 4.800 kg de sal, e deixado para ser avaliado diariamente durante em período de 20 dias. Resultados: Ao fim da última semana do experimento observou uma rigidez e uma textura, no coração e no rim, ficando semelhante as peças conservadas no formol. Conclusão: Ao final do prazo foi observado que o estado das peças ainda necessitava de um prazo mais longo para ter completamente certeza de que o método é viável, mas conclui-se com êxito que a solução salina a 30% tem potencial de ser um substituto aos métodos nocivos que veem sendo utilizados por décadas.

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Publicado

2022-11-10

Como Citar

MARCELINO, M. H. V., SILVA, W. H. M., & ORTUNHO, V. V. (2022). NOVAS TECNOLOGIAS: CONSERVAÇÃO DE PEÇAS ANATÔMICAS VISANDO MANEIRAS MAIS SUSTENTÁVEIS. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 13(13). Recuperado de https://seer.unifunec.edu.br/index.php/forum/article/view/5675

Edição

Seção

CIÊNCIAS DA SAÚDE E BIOLÓGICAS