DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO DA CRIANÇA COM TDAH POR MEIO DO TREINO DE COORDENAÇÃO VISOMOTORA COM USO DE EXERGAMES
Palavras-chave:
TDAH, Exergame, Visuomotora, ConcentraçãoResumo
Em virtude dos tratamentos convencionais de treinamento motor serem cansativos, apresentarem déficits motivacionais e a necessidade de feedback imediato, optou-se pela utilização de exergames como uma opção de tratamento. A presente pesquisa teve como objetivo verificar influência na melhora da atenção, concentração e controle motor de crianças com TDAH após treino com exergames, por meio da Bateria Psicomotora do Vitor da Fonseca (BPM) e do Teste de Atenção Concentrada D2-Revisado, visando verificar os efeitos a curto e longo. Trata-se de uma pesquisa de campo quantitativa, cujo as intervenções terapêuticas iniciaram no mês de junho de 2022, na Clínica Escola de Fisioterapia do Unifunec, com uma amostra composta por 5 crianças, de ambos os sexos, com etnias e grupos socioeconômicos diversos, com idade respectiva de 09 a 12 anos, com diagnóstico de TDAH, matriculados no ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino da cidade de Santa Fé do Sul-SP. A ferramenta utilizada foi o console PlayStation 4 juntamente com o acessório PlayStation Câmera. Os jogos utilizados foram o Just Dance e Rabbids Invasion: O Show Interativo da TV. A BPM e o D2-Revisadoforam realizados antes do início das intervenções e após 12 sessões de treino visuomotor com exergames. Sendo a aplicação do D2-Revisado realizada imediatamente ao termino de uma intervenção e posteriormente em um dia sem intervenção. Na primeira avaliação BPM todas as crianças apresentaram perfil psicomotor dispráxico, já na segunda avalição os resultados obtidos demonstraram uma evolução de perfil dispráxico para perfil eupráxico, apresentando uma realização controlada e adequada das tarefas avaliadas na BPM. Referente à primeira avaliação com o D2-R, os sujeitos C1, C2, C3, C4 e C5 obtiveram a seguinte classificação: médio, muito alto, alto, baixo e baixo, respectivamente, considerando o percentil obtido e a idade de cada um deles. Na avaliação imediata, quatro dos sujeitos apresentaram um aumento considerável no percentil do subtópico Desenvolvimento da Concentração (DC), enquanto apenas um deles apresentou uma queda neste aspecto. Já em relação à avaliação à longo prazo não houve queda, apenas aumento de DC após as intervenções terapêuticas.Diante da análise dos testes obtidos até o presente, encontrou-se resultados favoráveis ao treinamento visuomotor com exergames nas crianças com TDAH, e também é possível afirmar que a intervenção com exergames tem efeito positivo em relação ao desempenho da atenção e concentração dos sujeitos avaliados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.