PRÁTICA DE AUTOMEDICAÇÃO ENTRE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFUNEC
Palavras-chave:
Estudantes de enfermagem, Automedicação, Riscos à saúdeResumo
Introdução: A automedicação é o ato errôneo de tomar medicamento sem prescrição médica ou sem o conhecimento de profissional habilitado, envolvendo sérios riscos, trazendo consequências para a saúde de quem o pratica, desde o uso inadequado da dose, o tempo de uso e o momento da aplicação de medicamentos inapropriados. Essa prática é recorrente na população, não surpreende que no meio acadêmico essa prática seja comum. Objetivo: Quantificar a prática de automedicação entre acadêmicos de enfermagem do Unifunec, além disso, analisar se é de costume fazer a leitura da bula antes da prática. Metodologia: A pesquisa é um estudo transversal, com abordagem qualitativa e quantitativa de natureza descritiva, realizada com o auxílio de um questionário contendo 33 questões que foram respondidas por 103 alunos do curso de enfermagem do Centro Universitário de Santa Fé do Sul-SP (Unifunec). Foi utilizado o teste de Kruskal-Wallis para análise estatística. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Unifunec nº 4.895.175. Resultados: De acordo com os resultados obtidos por meio dos questionários respondidos, foram realizadas análises estatísticas descritivas e inferenciais, com 93 (90%) dos participantes admitindo o uso de medicamentos sem prescrição médica e para os valores de p foram realizados cruzamentos de dados: por que você já fez automedicação? x Idade, o valor de p foi de 0,035. Em relação à leitura da bula antes da automedicação x Possui formação anterior, o valor de p foi de 0,004. Conclusão: Até o momento, pode-se concluir pelas respostas obtidas que os estudantes de enfermagem utilizam medicamentos por conta própria por diversos motivos, e sem consultar um profissional habilitado. Os motivos para a automedicação vão desde a constatação de que não há necessidade de ir ao médico até a dificuldade de conseguir atendimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.