FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES: UMA ANÁLISE PÓS PANDEMIA
Palavras-chave:
Síndrome de Burnout, Docente, PandemiaResumo
A Síndrome de Burnout é caracterizada por problemas relacionados ao esgotamento físico, acentuação de traços de personalidade, falta de repouso e de lazer, estresse, habilidades sociais inadequadas, conflitos sobre o papel social e limites impostos às atividades por invalidez. O objetivo deste trabalho foi identificar fatores relacionados à síndrome de Burnout em docentes durante a pandemia em uma universidade do interior paulista, bem como verificar aspectos potenciais causadores desta síndrome, caracterizando fatores mantenedores e/ou de piora dos sintomas e identificando consequências emocionais da Síndrome de Burnout nesses docentes. A metodologia utilizada pautou-se em uma pesquisa de campo quantitativa, com uma amostra de 15 docentes do curso de Psicologia que atuam no campus do Centro Universitário de Santa Fé do Sul (Unifunec). Para tanto, foi utilizado uma coleta estruturada por meio de um questionário de perguntas fechadas, respondido de forma anônima pela plataforma eletrônica do Google Forms. Os resultados mostraram que a pandemia foi um fator que contribuiu para o surgimento de indicadores de Síndrome de Burnout em docentes. Outrossim, verificou-se que a pandemia resultou em maior e mais excessiva carga horária e maior esgotamento após o dia de trabalho, levando os docentes a se sentirem sobrecarregados, principalmente no início da pandemia. Diante do exposto, no presente estudo concluiu-se que o contexto de pandemia nos docentes desta instituição universitária foi potencialmente capaz de desencadear alterações típicas de características da Síndrome de Burnout e de outros transtornos ansiogênicos e estressantes, o que poderia acarretar nesses profissionais um certo grau de adoecimento psíquico. Sendo assim, demonstrou-se que a pandemia pode contribuir com aumentos de casos da Síndrome de Burnout associados ao contexto laboral de docentes durante a pandemia. Todavia, é prudente observar que novos estudos de cunho exploratório deverão ser desenvolvidos para investigar melhor a correlação entre aumentos de casos deste transtorno associados ao contexto pandêmico.
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