DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA DE 8 ANOS: RELATO DE CASO
Palavras-chave:
Dificuldade de aprendizagem, DiagnósticoResumo
As dificuldades de aprendizagem estão ligadas à diversos fatores, podendo se apresentar como uma dificuldade significativa na fala, escrita, matemática, ou se constituir em um transtorno. Considerando que o desenvolvimento é um processo dinâmico e não se limita as fases pré estabelecidas, o diagnóstico precoce pode contribuir para uma melhor compreensão das dificuldades apresentadas e com a busca de uma intervenção adequada. O estudo tem como objetivo central, investigar uma queixa de dificuldade de aprendizagem levantada pela mãe do sujeito de 8 anos, matriculado no 2° ano de uma escola pública de Aparecida do Taboado. Trata-se de um estudo de caso, uma pesquisa qualitativa, fundamentado na observação e análise dos dados obtidos por meio dos instrumentos psicológicos aplicados,a saber: a versão brasileira do Child Behavior Checklist (CBCL/6-18), a Teacher’s Report Form – TRF, “A flor dos círculos viciosos”, “Como vai seu cabo de guerra” e “Seja um detetive de seus pensamentos”, interpretados a partir do embasamento teórico de livros de referência para o tema. De acordo com o relato da professora, o aluno se encontra em atraso comparado as crianças da mesma faixa etária, o mesmo apresenta algumas dificuldades na escrita, leitura e fala, além de apresentar características físicas atípicas. No ambiente familiar, a criança apresenta características que coincidem com o relato escolar, como a dificuldade de interagir com outras crianças, além de apego a rotina e organização dos brinquedos em sua volta. Durante a avaliação da criança observou-se o avaliado tenta controlar o cansaço dormindo durante as aulas, esse comportamento caracterizou-se como uma tentativa de fuga da realidade, considerando que o aluno se sente frustrado por não conseguir acompanhar os demais colegas. Com base nos resultados obtidos por meio dos instrumentos aplicados, é possível levantar a hipótese diagnóstica de Transtorno do Espectro Autista, pautada nos critérios estabelecidos pelo DSM-V.
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