PRINCIPAIS ABORDAGENS DE INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DE FERIDAS CUTÂNEAS COM TERAPIA: UMA REVISÃO ATUALIZADA FOTODINÂMICA E OZÔNIO:

Autores

  • Ana Carolina Macário FÉLIX Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Isabella Pires SILVA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Rosemara Aparecida DIAS Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Rogério Rodrigo RAMOS Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec

Palavras-chave:

Pele, Ferimentos, Lesões, Úlcera cutânea, Cuidados de enfermagem, Fototerapia, Ozônio

Resumo

Introdução: As lesões de pele são compreendidas como uma ruptura no tecido, tornando-se um grande problema de saúde pública. A enfermagem tem um papel crucial, responsável pelo cuidado prestado ao paciente. A terapia fotodinâmica (TFD) e a ozonioterapia são utilizadas como tratamento, sendo opções terapêuticas adjuvante para as lesões cutâneas resistentes à terapia convencional. Objetivo: O objetivo do estudo foi buscar na literatura evidências atualizadas sobre as principais abordagens de intervenção de enfermagem no tratamento de feridas cutâneas utilizando TFD e ozônio. Metodologia: O estudo é uma revisão narrativa realizado de fevereiro a setembro de 2022. As bases de dados eletrônicas foram: Scielo, BVS, Lilacs e Google Acadêmico. A estratégia de busca foi adotada através dos descritores: Pele, Ferimentos e Lesões, Úlcera Cutânea, Cuidados de Enfermagem, Fototerapia e Ozônio. Os critérios de inclusão foram artigos em português e inglês, na íntegra. Após os critérios de busca, foram examinados os títulos e resumos dos artigos localizados nas bases de dados, buscando o tema do estudo "tratamento de feridas cutâneas com terapia fotodinâmica e ozônio", investigando nestas terapias as principais intervenções de enfermagem, que é a questão norteadora de pesquisa. Resultados: Foram achados 7 artigos publicados entre 2015 a 2022. As principais intervenções encontradas foram: orientações ao cuidado da ferida, limpeza, hábitos alimentares e prevenção de infecção cruzada. Avaliação da densidade de energia e duração de aplicação de luz, tempo, dosagem apropriada de acordo com a aparência e superfície da ferida. Conclusão: As intervenções de enfermagem foram comparadas e percebeu-se a falta de cuidado dos enfermeiros em TFD e terapias de ozônio, acredita-se que esse fator se deva a poucos artigos publicados. Sugere-se a realização de novos estudos sobre TFD e ozônio associados ao tratamento de feridas cutâneas, para que novas intervenções de enfermagem possam ser descritas e divulgadas na literatura.

Downloads

Publicado

2022-11-10

Como Citar

FÉLIX, A. C. M. ., SILVA, I. P. ., DIAS, R. A. ., & RAMOS, R. R. . (2022). PRINCIPAIS ABORDAGENS DE INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DE FERIDAS CUTÂNEAS COM TERAPIA: UMA REVISÃO ATUALIZADA FOTODINÂMICA E OZÔNIO: . ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 13(13). Recuperado de https://seer.unifunec.edu.br/index.php/forum/article/view/5826

Edição

Seção

CIÊNCIAS DA SAÚDE E BIOLÓGICAS