ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA FRENTE AO USUÁRIO SURDO NA ATENÇÃO BÁSICA: REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
Atendimento, Usuários surdos, Assistência de enfermagem, Estratégias de comunicaçãoResumo
Introdução: O Ministério Público preconiza que é direito de todo e qualquer cidadão brasileiro receber, no âmbito da saúde, um atendimento público que seja de qualidade e humanizado. Isto posto, o presente trabalho aborda o tema sobre o acolhimento na atenção básica, no qual, a comunicação é essencial. Objetivo: O objetivo deste trabalho é analisar literaturas para verificar a atuação do enfermeiro na assistência frente ao usuário surdo na atenção básica. Metodologia: Para a elaboração deste artigo, foi utilizado como metodologia uma Revisão Bibliográfica Integrativa conduzida através da seleção dos trabalhos nas bases de dados do Scientific Electronic Library (Scielo), Revistas de enfermagem, BVS – Biblioteca Virtual em Saúde (BVSalud), livros e site do Conselho Federal de Enfermagem - Cofen. Resultados: No momento em que o enfermeiro se depara com um paciente surdo, é necessário criar estratégias para realizar um atendimento efetivo. Uma vez que este deve levar em conta a humanização, inclusão social e o tipo de linguagem que seu paciente possui. Pode-se afirmar que para um atendimento e assistência em saúde ocorrer de maneira correta, o enfermeiro precisa que seu cliente compreenda todo procedimento a ser realizado. Para isto a comunicação deve existir, assim como a compreensão de ambas as partes do que se está sendo falado. Conclusão: Assim, pode-se concluir que o enfermeiro tem a função essencial de mediar o acolhimento deste paciente através de sua criatividade ao pôr em prática estratégias que o auxiliem na viabilização de um atendimento de qualidade e principalmente, humanizado.
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