O IMPACTO DO ENDOMARKETING NA TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Autores

  • Ana Carolina da Silva CRUZ Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Camila Gonçalves NIZA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Clayton A C MORAES
  • Mariana Adamo BRAZ Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Taisa Gilliani da SILVA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec

Palavras-chave:

Endomarketing, Ambiente organizacional, Cultura organizacional

Resumo

Introdução: A pesquisa aborda o tema Endomarketing e a sua influência na transformação do clima organizacional em um ambiente saudável e dinâmico, causando um impacto positivo na cultura organizacional e consequentemente na vida dos colaboradores. Objetivo: Analisar como o Endomarketing auxilia na melhoria do clima, cultura e comunicação interna da empresa, proporcionando aperfeiçoamento nas políticas organizacionais e evidenciando os efeitos das práticas de Endomarketing na percepção dos colaboradores. Metodologia: O trabalho foi desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica e um estudo de caso. Para a produção da pesquisa bibliográfica, foram examinados sites da internet e livros da área administrativa. O estudo de caso em desenvolvimento, se apresentará de modo exploratório e descritivo, com a aplicação de um roteiro de entrevista e um questionário para coleta dos dados que serão aplicados ao gestor, no setor de recursos humanos e aos colaboradores da empresa. Um teste piloto será aplicado para a adequação dos instrumentos. Resultados: A pesquisa pretende demonstrar que o Endomarketing é uma importante ferramenta de relacionamento interno e de aprimoramento da qualidade de vida organizacional. Por meio da pesquisa espera-se obter dados e informações do ambiente organizacional e concomitantemente propor a melhoria do clima organizacional tornando-o mais atraente para os colaboradores internos e futuros colaboradores. O resultado esperado é a transformação dos atuais funcionários em propagadores da empresa, disseminando de maneira positiva a imagem da organização. Conclusão: O Endomarketing tem como foco principal as pessoas da organização para a geração de resultados positivos. São ações que denotam a interação dos colaboradores juntamente com a organização e que podem ser comparadas pelas mudanças advindas com a implementação do endomarketing, que contribuem para um ambiente organizacional próspero e produtivo.

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Publicado

2022-11-10

Como Citar

CRUZ, A. C. da S. ., NIZA, C. G. ., MORAES, C. A. C. ., BRAZ, M. A. ., & SILVA, T. G. da . (2022). O IMPACTO DO ENDOMARKETING NA TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE ORGANIZACIONAL. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 13(13). Recuperado de https://seer.unifunec.edu.br/index.php/forum/article/view/5834