PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM(A) BOM(A) PROFESSOR(A): ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES(AS) DE ENSINO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE PARANAÍBA LOCALIZADO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Palavras-chave:
Didática, Professor(a), Ensino superiorResumo
Introdução: a partir de 1990 começou o estudo epistemológico da Disciplina de Didática, uma vez que houve uma série de reflexões e pesquisas acerca de temáticas pertinentes a essa área com o objetivo de consolidá-la. Objetivo: entender por meio de bibliografias e estudo de caso o que seria o “bom professor” de ensino superior. Buscar bibliografias acerca do assunto a fim de entender quais são as características de um bom professor de ensino superior; investigar e selecionar pesquisas importantes para sustentar e esclarecer o problema de pesquisa; e realizar entrevista estruturada com 2 ou mais professores(as). Metodologia: a realização da pesquisa foi de revisão bibliográfica e pesquisa de campo de forma qualitativa. Resultados: foi possível identificar que cada professor tem a sua forma de atuação em sala de aula. Em uma das perguntas de estudo de campo, foi “Se você fosse estruturar o roteiro das aulas que ministra em etapas, como seria a introdução?” deu para observar respostas variadas, como: R.1: explanação da matéria, exemplificação com situações cotidianas e aplicação de exercícios. R.2: na introdução seria destacado a contextualização do conteúdo a ser trabalhado, a conexão entre esse conteúdo e outros já ministrados anteriormente, a importância dele para a formação profissional dos alunos e para as competências/habilidades pessoais e profissionais deles. R.3: questionamento (introdução), apresentação da pauta, apresentação do tema, discussão, avaliação. Conclusão: é essencial que docentes utilizem a localização histórica na introdução de suas aulas tendo em vista que alunos (as) ficam empolgados(as) com esse tipo de explanação e facilita na compreensão do tema, de forma que se o(a) docente trouxer referências, indicações de livros, alunos(as) em seu momento de lazer podem procurar tais produções com o desejo de aprender um pouco mais do conteúdo da aula, a fim de desenvolver contato mais próximo com o(a) docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.