PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM(A) BOM(A) PROFESSOR(A): ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES(AS) DE ENSINO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE PARANAÍBA LOCALIZADO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Mateus Magalhães da SILVA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, MS – UEMS
  • Kelvi Faria PEREIRA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, MS – UEMS

Palavras-chave:

Didática, Professor(a), Ensino superior

Resumo

Introdução: a partir de 1990 começou o estudo epistemológico da Disciplina de Didática, uma vez que houve uma série de reflexões e pesquisas acerca de temáticas pertinentes a essa área com o objetivo de consolidá-la. Objetivo: entender por meio de bibliografias e estudo de caso o que seria o “bom professor” de ensino superior. Buscar bibliografias acerca do assunto a fim de entender quais são as características de um bom professor de ensino superior; investigar e selecionar pesquisas importantes para sustentar e esclarecer o problema de pesquisa; e realizar entrevista estruturada com 2 ou mais professores(as). Metodologia: a realização da pesquisa foi de revisão bibliográfica e pesquisa de campo de forma qualitativa. Resultados: foi possível identificar que cada professor tem a sua forma de atuação em sala de aula. Em uma das perguntas de estudo de campo, foi “Se você fosse estruturar o roteiro das aulas que ministra em etapas, como seria a introdução?” deu para observar respostas variadas, como: R.1: explanação da matéria, exemplificação com situações cotidianas e aplicação de exercícios. R.2: na introdução seria destacado a contextualização do conteúdo a ser trabalhado, a conexão entre esse conteúdo e outros já ministrados anteriormente, a importância dele para a formação profissional dos alunos e para as competências/habilidades pessoais e profissionais deles. R.3: questionamento (introdução), apresentação da pauta, apresentação do tema, discussão, avaliação. Conclusão: é essencial que docentes utilizem a localização histórica na introdução de suas aulas tendo em vista que alunos (as) ficam empolgados(as) com esse tipo de explanação e facilita na compreensão do tema, de forma que se o(a) docente trouxer referências, indicações de livros, alunos(as) em seu momento de lazer podem procurar tais produções com o desejo de aprender um pouco mais do conteúdo da aula, a fim de desenvolver contato mais próximo com o(a) docente.

Downloads

Publicado

2022-11-10

Como Citar

SILVA, M. M. da, & PEREIRA, K. F. (2022). PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM(A) BOM(A) PROFESSOR(A): ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES(AS) DE ENSINO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE PARANAÍBA LOCALIZADO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 13(13). Recuperado de https://seer.unifunec.edu.br/index.php/forum/article/view/5868