ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DIRECIONADAS À PESSOAS COM TEA: DO DISCURSO À PRÁTICA
Palavras-chave:
Transtorno do espectro autista, Inclusão, Escolas regularesResumo
Elencamos a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas do ensino regular como assunto de grande repercussão na atualidade. É evidente o aumento de descobertas de pessoas dentro do espectro. E dessa forma o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem recebido destaque na mídia nos últimos anos e as famílias tem levado essa parcela da população ao convívio social, no qual incluímos a escola que aumentou a demanda e deve ser realizada de forma efetiva sua inclusão. Sendo assim, faz-se necessária a difusão do conhecimento produzido sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), de modo a provocar uma maior produção de novos conhecimentos, que contribuam com a intervenção e orientação sobre o trabalho pedagógico direcionado aos estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse artigo tem como objetivo apresentar e buscar a compreensão do que é o autismo e como professores de ensino regular e educadores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), podem trabalhar intervenções que contribuam com a aprendizagem desses indivíduos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica por meio de uma abordagem qualitativa de natureza descritiva. Nessa perspectiva, destaca-se o ambiente escolar e a sua importância na elaboração de estratégias e adaptações que permitem a estes estudantes o desenvolvimento das suas capacidades acadêmicas, bem como, a instalação de habilidades sociais e cognitivas as quais vislumbram integração e interação com os demais colegas. Torna-se evidente que a utilização de estratégias pedagógicas no ambiente escolar, voltada para o atendimento do discente são ferramentas capazes de despertar seu potencial e alegria em aprender.
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