O PEQUENO PRÍNCIPE: O CLÁSSICO QUE NÃO CANSA DE ENCANTAR

Autores

  • Tainara FERREGUTI Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Eliana Izabel SCURCIATTO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec

Palavras-chave:

Literatura Infanto-juvenil, Livros clássicos, Leitura, O Pequeno Príncipe

Resumo

Introdução: Partindo do pressuposto de que a leitura dos clássicos na infância ainda é muito importante, este trabalho tem como objetivo analisar o clássico infanto-juvenil O pequeno príncipe de Saint-Exupéry, apontando trechos que fazem desse livro da literatura francesa um clássico universal. A pesquisa tem como fundamentação teórica, principalmente, os textos de Ítalo Calvino, Ana Maria Machado, Regina Zilberman e Marisa Lajolo que tratam de questões relativas à leitura, dando ênfase na leitura dos clássicos como textos que permanecem e que sempre têm algo a dizer aos leitores de todas as épocas. “O pequeno príncipe” é um livro escrito por um autor francês, publicado nos Estados Unidos, em 1943, que atravessou fronteiras espaciais e temporais, conquistando leitores, desde crianças até adultos, pelo mundo todo. Metodologia: Revisão bibliográfica de livros e também de teses e artigos científicos publicados no Scielo e no Google Acadêmico. Resultados e processos avaliativos: A análise de trechos do livro O pequeno príncipe demonstram que esse texto é um clássico que ainda pode exercer fascínio e despertar a imaginação e a reflexão nos pequenos leitores da atualidade. Considerações finais: Conclui-se que a leitura dos clássicos infanto-juvenis deve ocupar lugar de destaque na formação do público-leitor infantil, já que se trata de uma literatura que sempre tem algo a dizer aos novos leitores, haja vista a leitura sempre atual de “O pequeno príncipe” de Saint-Exupéry.

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Publicado

2022-11-10

Como Citar

FERREGUTI, T. ., & SCURCIATTO, E. I. . (2022). O PEQUENO PRÍNCIPE: O CLÁSSICO QUE NÃO CANSA DE ENCANTAR. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 13(13). Recuperado de https://seer.unifunec.edu.br/index.php/forum/article/view/5871