MÉTODO MONTESSORIANO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Método Montessori, Educação infantil, Criança, AutonomiaResumo
Introdução: Sabe-se que as concepções de infância e criança no tempo atual é algo bem distinto do que se tinha antes. A educação em particular sempre foi baseada no método tradicional e a criança era vista como mera coadjuvante, já que não se tinham conhecimento sobre a necessidade em estimulá-las para alcançarem o seu desenvolvimento integral. Nos dias de hoje, foram elaboradas inúmeras metodologias a fim de buscar resultados positivos no ato do ensino/aprendizagem e na formação completa do indivíduo. Objetivo: Diante disso, o objetivo desta pesquisa é investigar o Método Montessori e verificar a relevância e/ou a falta dela em utilizá-lo para o desenvolvimento das crianças na formação inicial. Metodologia: Pertence a uma pesquisa descritiva com uma abordagem qualitativa, baseado em dados que foram coletados a partir da seleção de produções acadêmicas em bancos de dados eletrônicos como a Anped e Scielo, além de livros cuja temática estivesse destinada ao estudo do Método Montessori. Resultados: Acredita-se que se o método montessoriano for adotado pelas escolas que atendam principalmente a Educação Infantil será possível alcançar com maior facilidade os objetivos de formar um indivíduo por completo, desenvolver todas as suas particularidades de forma respeitosa e estimular a autonomia de cada criança. Conclusão: É primordial que se contemple a infância como uma fase singular que merece um reparo maior do professor, visto que os conhecimentos adquiridos nesse período serão a base para todo o restante do processo educacional. A partir disso, crê-se que o Método Montessori é baseado em conceitos pertinentes que podem contribuir para alcançar esse ensino idealizado.
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