PEDAGOGIA WALDORF: CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Érica Sílvia Santos SOUZA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Rozinete Pereira Souza SANTOS Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Adriele Cristine de Freitas BATISTA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec

Palavras-chave:

Pedagogia Waldorf, Desenvolvimento infantil, Educação Infantil

Resumo

Introdução: A visibilidade da Educação Infantil no passado é diferente do que temos na modernidade, antes servia como um ambiente para depositar crianças para que os responsáveis pudessem trabalhar, e como as demais etapas de ensino, fazia-se uso da metodologia tradicionalista, onde as crianças eram dadas apenas como ouvintes. Com o tempo, surgiram novas práticas de ensino/aprendizagem alternativas, assim como a Walford que traz novos conceitos e contribuições para o ensino, onde promove o desenvolvimento integral da criança, considerando aspectos lúdicos e artísticos para educar. Objetivo: Explorar e apresentar os benefícios dessa abordagem para as crianças dentro da Educação Infantil, considerando assim as suas perspectivas e propostas pedagógicas que contribuem para aprimoramento cognitivo, social, intelectual, emocional, lúdico e físico das crianças nessa etapa da educação básica. Metodologia: Trata-se de uma metodologia de pesquisa básica teórica mediante uma abordagem qualitativa de natureza descritiva, efetuada por meio de um levantamento de dados de artigos e livro para a concretização desse trabalho. Conclusão: A Pedagogia Waldorf apresenta-se muito importante para o desenvolvimento e aprendizagem da criança como um todo, já que sua metodologia promove e constrói indivíduos críticos, autônomos, capacitados para a vida. Sendo assim, o professor Waldorfiano é quem pode propiciar as atividades e habilidades competentes de acordo com cada fase da criança de maneira que ela possa plenamente se desenvolver. Conclui-se assim que a abordagem Waldorfiana é importante no contexto educacional e social, já que oferece maiores condições de preparo aos indivíduos para todas as vivências da vida.

Downloads

Publicado

2022-11-10

Como Citar

SOUZA, Érica S. S. ., SANTOS, R. P. S. ., & BATISTA, A. C. de F. . (2022). PEDAGOGIA WALDORF: CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 13(13). Recuperado de https://seer.unifunec.edu.br/index.php/forum/article/view/5873