PEDAGOGIA WALDORF: CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Pedagogia Waldorf, Desenvolvimento infantil, Educação InfantilResumo
Introdução: A visibilidade da Educação Infantil no passado é diferente do que temos na modernidade, antes servia como um ambiente para depositar crianças para que os responsáveis pudessem trabalhar, e como as demais etapas de ensino, fazia-se uso da metodologia tradicionalista, onde as crianças eram dadas apenas como ouvintes. Com o tempo, surgiram novas práticas de ensino/aprendizagem alternativas, assim como a Walford que traz novos conceitos e contribuições para o ensino, onde promove o desenvolvimento integral da criança, considerando aspectos lúdicos e artísticos para educar. Objetivo: Explorar e apresentar os benefícios dessa abordagem para as crianças dentro da Educação Infantil, considerando assim as suas perspectivas e propostas pedagógicas que contribuem para aprimoramento cognitivo, social, intelectual, emocional, lúdico e físico das crianças nessa etapa da educação básica. Metodologia: Trata-se de uma metodologia de pesquisa básica teórica mediante uma abordagem qualitativa de natureza descritiva, efetuada por meio de um levantamento de dados de artigos e livro para a concretização desse trabalho. Conclusão: A Pedagogia Waldorf apresenta-se muito importante para o desenvolvimento e aprendizagem da criança como um todo, já que sua metodologia promove e constrói indivíduos críticos, autônomos, capacitados para a vida. Sendo assim, o professor Waldorfiano é quem pode propiciar as atividades e habilidades competentes de acordo com cada fase da criança de maneira que ela possa plenamente se desenvolver. Conclui-se assim que a abordagem Waldorfiana é importante no contexto educacional e social, já que oferece maiores condições de preparo aos indivíduos para todas as vivências da vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.