MAQUETES: RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA O PÚBLICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Claudia Araujo LOBATO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Adriele Cristine de Freitas BATISTA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec

Palavras-chave:

Geografia escolar, Recursos didáticos, Educação infantil

Resumo

O presente texto é resultado de um trabalho de conclusão de disciplina “Estudos em Geografia” do curso de Pedagogia. O objetivo deste estudo foi construir um recurso didático para o público da Educação Infantil tendo como diretriz aproximar as crianças aos conceitos de espaço, lugar e tempo de maneira prazerosa e contribuir para uma aprendizagem mais significativa. Considerando a premissa da ludicidade na potencialização do desenvolvimento integral da criança, a proposta   realizou-se mediante a construção de uma maquete.  Deste modo, a temática foi desempenhada por meio do campo de experiência “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações", como orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A escolha por esse campo de experiência deu-se pelo fato de permitir aos envolvidos o interesse e a curiosidade em relação ao mundo físico e as transformações naturais. Neste sentido, a maquete foi um recurso proporcionador ao despertar interesse por seus elementos que permitem às crianças serem as protagonistas na construção dos conhecimentos necessários e comunicar ideias às pessoas e grupos diversos. O foco desta apresentação é fortalecer a discussão em relação ao espaço geográfico desde a mais tenra idade sendo a escola o local e o professor como problematizador na formação de sujeitos cidadãos capazes de problematizar, dialogar e formar conceitos   tanto no espaço próximo ou distante, através da educação geográfica. Para isso, o recorte metodológico apoiou-se nas metodologias de ensino do componente curricular para a Educação Infantil e nos estudos sobre o espaço geográfico. O resultado da aplicação desta exposição permitiu visualizar que as crianças foram capazes de expressar suas ideias e sentimentos, ampliando seu repertório, relatando fatos importantes do cotidiano de suas vivências.

Downloads

Publicado

2022-11-10

Como Citar

LOBATO, C. A. ., & BATISTA, A. C. de F. . (2022). MAQUETES: RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA O PÚBLICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 13(13). Recuperado de https://seer.unifunec.edu.br/index.php/forum/article/view/5874