MAQUETES: RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA O PÚBLICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Geografia escolar, Recursos didáticos, Educação infantilResumo
O presente texto é resultado de um trabalho de conclusão de disciplina “Estudos em Geografia” do curso de Pedagogia. O objetivo deste estudo foi construir um recurso didático para o público da Educação Infantil tendo como diretriz aproximar as crianças aos conceitos de espaço, lugar e tempo de maneira prazerosa e contribuir para uma aprendizagem mais significativa. Considerando a premissa da ludicidade na potencialização do desenvolvimento integral da criança, a proposta realizou-se mediante a construção de uma maquete. Deste modo, a temática foi desempenhada por meio do campo de experiência “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações", como orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A escolha por esse campo de experiência deu-se pelo fato de permitir aos envolvidos o interesse e a curiosidade em relação ao mundo físico e as transformações naturais. Neste sentido, a maquete foi um recurso proporcionador ao despertar interesse por seus elementos que permitem às crianças serem as protagonistas na construção dos conhecimentos necessários e comunicar ideias às pessoas e grupos diversos. O foco desta apresentação é fortalecer a discussão em relação ao espaço geográfico desde a mais tenra idade sendo a escola o local e o professor como problematizador na formação de sujeitos cidadãos capazes de problematizar, dialogar e formar conceitos tanto no espaço próximo ou distante, através da educação geográfica. Para isso, o recorte metodológico apoiou-se nas metodologias de ensino do componente curricular para a Educação Infantil e nos estudos sobre o espaço geográfico. O resultado da aplicação desta exposição permitiu visualizar que as crianças foram capazes de expressar suas ideias e sentimentos, ampliando seu repertório, relatando fatos importantes do cotidiano de suas vivências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.