RELATO SOBRE O PROJETO DE CARATÊ DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO UNIFUNEC

Autores

  • Ailton Inacio dos SANTOS JÚNIOR Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Michel Eduardo Kobayashi AROZIO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Renato Prestes dos SANTOS Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Vilson Rodrigues de OLIVEIRA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Weivid Ferreira HONÓRIO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Edson de Freitas RESENDE Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec

Palavras-chave:

Projeto de extensão, Caratê., Comunidade

Resumo

O projeto de extensão de caratê, oferecido pelo curso de Educação Física do Centro Universitário de Santa Fé do Sul, oportuniza aos graduandos em Bacharelado em Educação Física, interação com a comunidade e oportunidade de aprimorar os fundamentos didáticos ligados ao processo ensino-aprendizagem. Desta forma, sob supervisão de um professor responsável, graduado em faixa preta no caratê, ministram aulas para crianças e adolescentes da comunidade local, as quais se beneficiam de diversas maneiras com essa prática. O projeto de extensão de caratê, tem como propósito desenvolver habilidades motoras, capacidades físicas, competências fundamentais e ainda, promover aquisição de valores, por meio dos conceitos filosóficos advindos da modalidade, que são levados em consideração e trabalhados durante as aulas. As crianças e adolescentes por meio da vivência da prática do caratê, aprendem sobre regras, respeito ao próximo, condutas disciplinares, ética e cidadania, entre outros, e ainda, por meio das brincadeiras, desenvolve tanto o aspecto cognitivo, social, psicológico, quanto o motor. O projeto atende crianças e adolescentes da comunidade, de ambos os sexos, da faixa-etária de 7 a 14 anos, inscritos por interesse. As aulas, neste semestre, são realizadas no Centro Olímpico de Santa Fé do Sul, uma vez por semana, na segunda-feira, no período da noite, no horário normal de aula do curso, das 19h às 20h40. No início do semestre deste ano, as aulas ocorriam aos sábados, no período da manhã. As aulas são constituídas por aquecimento, parte principal e volta à calma. No aquecimento, costuma-se passar um alongamento e brincadeiras para as crianças e adolescentes, os quais são trabalhados de forma lúdica, a fim de engajar e estimular a participação na aula. Já na parte principal da aula, as crianças e adolescentes aprendem os fundamentos básicos, técnicas e táticas do caratê, sendo acompanhadas e orientadas, o tempo todo, e ainda, corrigidas, quando necessário, tanto pelo professor responsável pelo projeto, quanto pelos alunos bacharelandos em educação física.  Na volta à calma, para o organismo das crianças voltarem ao estado normal, após o esforço físico, são propostas brincadeiras ou exercícios para relaxamento. Também são feitas rodas de conversa, onde relembra-se conceitos técnicos ensinados na aula, aborda-se a filosofia do caratê ou faz-se uma avaliação da aula. Ressalta-se que antes de irem embora, as crianças e adolescentes reverenciam os professores, demonstrando respeito. Até o presente momento, pode-se observar, por meio das aulas do projeto, que o caratê é uma excelente ferramenta pedagógica, capaz de contribuir para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Outro fator notório nas aulas do projeto, diz respeito a forma de agir e pensar das crianças e adolescentes atendidas, uma vez que, com o decorrer das aulas, aprenderam a diferenciar o conceito de agressão, do significado de arte marcial. À guisa de exemplo, nas primeiras aulas do projeto, um participante perguntou ao professor responsável, quando ele iria poder brigar, mostrando, por meio desta fala, a visão errônea sobre o esporte e sua ligação com a violência. O professor tão logo respondeu que umas das filosofias do caratê não é brigar, mas sim conter o espírito de agressão e respeitar o próximo. Este fato, permitiu perceber o significado social da prática esportiva e sua capacidade de apreensão de valores e virtudes morais. Neste sentido, o caratê demonstra ser uma ferramenta importante, não só para melhorar as capacidades e habilidades físicas, mas também, para disciplinar, ensinar o respeito às regras, discutir sobre comportamentos e condutas éticas e ainda, refletir e mudar julgamentos. Além disso, pode-se notar, que as aulas do projeto, proporcionaram aos discentes do curso de bacharelado em educação física, apropriação e reforço de conhecimento, a respeito desta modalidade esportiva, aprimorando a aprendizagem da graduação e os diversos aspectos que compõem a área, como os didáticos e pedagógicos, e, ainda, possibilitou experiências significativas no âmbito da Educação Física, permitindo uma relação de integração entre aluno e comunidade, contribuindo na formação do aluno. Vale destacar, também, que este projeto de extensão favorece o estreitamento de laços e relações, entre a instituição e a comunidade e ainda, incentiva a prática de atividades físicas. Contudo, conclui-se que o projeto de extensão de caratê, oferecido pelo curso de Educação Física, do Centro Universitário de Santa Fé do Sul-SP, é de suma importância para os graduandos, comunidade e instituição.

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Publicado

2022-11-17

Como Citar

SANTOS JÚNIOR, A. I. dos ., AROZIO, M. E. K. ., SANTOS, R. P. dos ., OLIVEIRA, V. R. de ., HONÓRIO, W. F. ., & RESENDE, E. de F. . (2022). RELATO SOBRE O PROJETO DE CARATÊ DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO UNIFUNEC. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 13(13). Recuperado de https://seer.unifunec.edu.br/index.php/forum/article/view/5885