USO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO EM PAVIMENTO PERMEÁVEL
Palavras-chave:
Urbanização, Pavimento permeável, Resíduos de construção, Resíduos de demolição (RCD), Desenvolvimento sustentávelResumo
Introdução: O desenvolvimento urbano nas grandes cidades pode criar uma gama de problemas ambientais, entre eles enchentes e inundações, o que, na maioria das vezes, ocorrem danos na infraestrutura causando degradação e desvalorização do ambiente construído. O sistema da aplicação de pavimentos permeáveis em áreas urbanas apresenta-se como um sistema inovador no planejamento de centros urbanos, para redução de inundações e enchentes, pois permite uma maior rapidez no escoamento das águas superficiais. Objetivo: este trabalho teve como objetivo avaliar o uso de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) na confecção do pavimento permeável, analisando seu coeficiente de permeabilidade e resistência à compressão. Metodologia: Para isso foram confeccionados 3 traços de concreto poroso, um traço convencional (1:3), outro com 50% de brita e 50% de RCD (1:1,5:1,5) e outro com 100% de RCD. E foram analisados os coeficientes de permeabilidade e resistência à compreensão de cada traço a fim de verificar se é possível utilizá-los nas áreas urbanas de tráfego leve. Isso vem de encontro a necessidade de gerenciar esses resíduos, além de estar em consonância com os 17 objetivos de um desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU. Resultados: Os resultados parciais atenderam as exigências da Norma NBR16416 (ABNT, 2015), obtendo resistência à compressão maior que 2MPa e coeficiente de permeabilidade superior que 10-4m/s. Conclusão: O uso de RCD na produção de concreto poroso pode trazer vários benefícios, tais como a redução do descarte em locais inadequados, além de sua importância para auxiliar na drenagem urbana com a redução de enchentes e inundações, podendo ter seu uso aproveitado em locais de tráfego leve.
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