BASQUETE NA ESCOLA
Palavras-chave:
Basquetebol, Alunos, EscolaResumo
Introdução O Basquete foi criado em 1891 pelo professor James Naismith, nos Estados Unidos, pôs estava em uma época de frio muito rigoroso, assim James criou um esporte que pudesse ser jogado dentro do ginásio. O professor por sua vez percebeu que os esportes mais aceitos eram aqueles que utilizava uma bola. Na criação desse esporte o professor observou os esportes que utilizava bola como vôlei e futsal e pensou em por no esporte que ele havia criado a cesta no chão, mas identificou que já utilizava alvos no chão como no futebol, assim ele teve a ideia de usar uma cesta de pêssego acima do chão a 3,05 m de altura, assim nem um jogador de defesa poderia interferir na trajetória da bola de seu alvo, além disso, a altura dificultaria mais ainda o acerto ao alvo, neste esporte inicialmente se jogavam com um número muito elevado de jogadores dos dois lados e com o passar do tempo foram diminuindo o tanto de jogadores permitidos até chegarem nos de hoje em dia 5x5 de cada lado para a disputa da partida. Objetivo: Apresentar os efeitos benéficos que a prática do Basquetebol escolar pode possibilitar aos praticantes. Metodologia: Revisão bibliográfica. Resultado: utilizando pesquisas realizadas, foi observado que a prática do Basquete nas escolas, colabora para melhora na saúde dos alunos nos aspectos; cardiorrespiratório, inclusão social, melhora psicomotora, cooperatividade, força, desenvolvimento cognitivo, flexibilidade, concentração, cognição e comportamental. Conclusão: Concluímos que a prática do Basquete na escola, proporciona o desenvolvimento social, trabalho em equipe, melhora psicomotora, cooperatividade, força, desenvolvimento cognitivo, flexibilidade e comportamental.
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