OS EFEITOS DO FOCO DE ATENÇÃO INTERNO E EXTERNO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM MOTORA DE CRIANÇAS TIPICAS E ATIPICAS EM FASE ESCOLAR

Autores

  • André Luiz Bispo dos SANTOS Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Guilherme Amorim BACCHIN Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Núbia Victória Martins BAIA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Sandra de Souza NERY Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec

Palavras-chave:

Aprendizagem motora, Foco, Atenção, Crianças

Resumo

Introdução: A aquisição e desenvolvimento de novas habilidades motoras na vida de um indivíduo passa diretamente pelo processo de aprendizagem motora. As fases de aquisição, retenção e transferência são essenciais. Além disso, o direcionamento do foco de atenção desempenha um papel importante, orientando a atenção para aspectos específicos do ambiente ou atividade. Por isso, é necessário ampliar as reflexões acerca dos efeitos do foco de atenção na aprendizagem motora, especialmente das crianças. Objetivo: Sendo assim, o propósito desta pesquisa é examinar os efeitos do foco de atenção interno e externo na aprendizagem motora de crianças típicas e atípicas que estão em idade escolar Metodologia: Para tanto, esta pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica. Resultados: Pode-se observar que os focos interno e externo influenciam em como os movimentos são executados. A maioria dos estudos analisados demonstram uma superioridade da eficácia do foco de atenção externo em indivíduos típicos, porém sua aplicabilidade para indivíduos com Transtornos do Espectro Autista é questionável. Conclusão: Notou-se que a literatura reforça a importância do foco externo na aprendizagem motora de crianças, como evidenciado, porém crianças com Transtorno do Espectro Autista podem aprender de diferentes formas. Desta forma, sugere-se mais estudos, capazes de esclarecer vantagens de cada foco de atenção no desenvolvimento de habilidades motoras específicas, uma vez que uma maior compreensão sobre o assunto, pode possibilitar uma visão mais embasada e consequentemente, maior capacidade para propor estratégias pedagógicas mais eficientes para a aprendizagem motora em crianças.

Downloads

Publicado

2024-03-15

Como Citar

SANTOS, A. L. B. dos, BACCHIN, G. A., BAIA, N. V. M., & NERY, S. de S. (2024). OS EFEITOS DO FOCO DE ATENÇÃO INTERNO E EXTERNO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM MOTORA DE CRIANÇAS TIPICAS E ATIPICAS EM FASE ESCOLAR. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 14(14). Recuperado de https://seer.unifunec.edu.br/index.php/forum/article/view/6264