OS EFEITOS DO FOCO DE ATENÇÃO INTERNO E EXTERNO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM MOTORA DE CRIANÇAS TIPICAS E ATIPICAS EM FASE ESCOLAR
Palavras-chave:
Aprendizagem motora, Foco, Atenção, CriançasResumo
Introdução: A aquisição e desenvolvimento de novas habilidades motoras na vida de um indivíduo passa diretamente pelo processo de aprendizagem motora. As fases de aquisição, retenção e transferência são essenciais. Além disso, o direcionamento do foco de atenção desempenha um papel importante, orientando a atenção para aspectos específicos do ambiente ou atividade. Por isso, é necessário ampliar as reflexões acerca dos efeitos do foco de atenção na aprendizagem motora, especialmente das crianças. Objetivo: Sendo assim, o propósito desta pesquisa é examinar os efeitos do foco de atenção interno e externo na aprendizagem motora de crianças típicas e atípicas que estão em idade escolar Metodologia: Para tanto, esta pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica. Resultados: Pode-se observar que os focos interno e externo influenciam em como os movimentos são executados. A maioria dos estudos analisados demonstram uma superioridade da eficácia do foco de atenção externo em indivíduos típicos, porém sua aplicabilidade para indivíduos com Transtornos do Espectro Autista é questionável. Conclusão: Notou-se que a literatura reforça a importância do foco externo na aprendizagem motora de crianças, como evidenciado, porém crianças com Transtorno do Espectro Autista podem aprender de diferentes formas. Desta forma, sugere-se mais estudos, capazes de esclarecer vantagens de cada foco de atenção no desenvolvimento de habilidades motoras específicas, uma vez que uma maior compreensão sobre o assunto, pode possibilitar uma visão mais embasada e consequentemente, maior capacidade para propor estratégias pedagógicas mais eficientes para a aprendizagem motora em crianças.
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