CULTURA MAKER E EDUCAÇÃO ATIVA
Palavras-chave:
Aprendizagem, Cultura maker, Educação ativaResumo
Introdução: A cultura maker se constitui em um método que estimula os estudantes a desenvolverem projetos de maneira prática, sendo baseada em espaços colaborativos, por meio dos quais os educandos têm a oportunidade de trabalhar competências e habilidades fundamentais para a vida. O “Inventar é Aprender” se constitui em um preceito cunhado por Jean Piaget e vários outros pensadores da educação, ao defenderem a prática como precursora da aprendizagem. Objetivo: Discutir a importância da cultura maker e da educação ativa para o desenvolvimento de habilidades no contexto escolar. Metodologia: O trabalho foi desenvolvido por meio de revisão de literatura, com consulta a periódicos, livros e sites que exploram a temática em estudo. Resultados: A partir da utilização da cultura maker, os alunos são estimulados a aprimorar as habilidades socioemocionais, como liderança, empatia, resiliência, criatividade e inteligência emocional, habilidades que são fundamentais para facilitar a comunicação entre os pais e a interação com a sala de aula. Podem ser mencionadas atividades como a produção de roupas, criação de cosméticos, decoração e design de interiores, produção de móveis e marcenaria e desenvolvimento de jogos, que são fundamentais para o desenvolvimento da aprendizagem, da criatividade e da autonomia. Conclusão: Diante do exposto, pode se afirmar que a cultura maker proporciona à criança a oportunidade de inventar, criar, transformar e modificar materiais diversos, além de estimular a colaboração, o trabalho em equipe e a prática da sustentabilidade ambiental. Para iniciar os projetos em sala de aula, os professores devem propor os problemas que desejam que os alunos solucionem com suas criações. Eles também devem atuar como orientadores durante todo o projeto, mas sempre dando espaço para que os alunos desenvolvam sua criatividade livremente.
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