OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM APÓS PERÍODO PANDÊMICO AOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • João Guilherme Rodrigues de CARVALHO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Vitória Carvalho do NASCIMENTO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Maria Cristina Teiga RODRIGUES Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Danilo Pessopane de ALMEIDA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Educação especial, Atendimento educacional especializado, Pandemia

Resumo

Introdução: A oferta do atendimento educacional especializado aos alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE), na especificidade da proposta inclusiva e voltada ao desenvolvimento pleno dos educandos nos processos de ensino e aprendizagem, tem sido tema de interesse na formação inicial e continuada docente, com ênfase aos desafios e possibilidades de alfabetização e letramento após o período pandêmico entre 2020 e 2022. Objetivo: O presente estudo visa compreender e elencar os principais desafios e possibilidades evolutivas nos processos de ensino e aprendizagem dos alunos PAEE após pandemia, bem como suas implicações e perspectivas na formação integral dos educandos do ensino fundamental, anos iniciais, entre 6 e 10 anos de idade. Metodologia: A presente pesquisa se dá por meio de levantamento bibliográfico e Revisão Bibliográfica em abordagem qualitativa, à luz de teóricos contemporâneos e de enfoque crítico. Resultados: Os resultados revelam que o período pandêmico impactou direta e negativamente nos processos evolutivos do alunado em fase escolar e, sobretudo aos alunos PAEE. No entanto, inúmeras foram as tentativas de contornar as adversidades do ensino remoto, seja pelas dificuldades no acesso e na familiarização às tecnologias, como também pela necessidade constante do apoio familiar no âmbito residencial, na exclusão de ideias que evidenciam apenas a instituição escolar e os docentes como responsáveis pela educação. Conclusão: Contudo, a partir do retorno presencial, as escolas obtiveram parâmetros plausíveis e concretos acerca dos níveis de alfabetização e letramento dos educandos, tanto no atendimento regular, quanto no Atendimento Educacional Especializado (AEE), bem como na criação de novas estratégias para os processos de ensino e aprendizagem pela criatividade docente, ao acreditar e reafirmar diariamente que, os indivíduos possuem potencialidades que apenas o olhar pedagógico no trabalho árduo e diário do professor são capazes de aflorar.

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Publicado

2024-03-15

Como Citar

CARVALHO, J. G. R. de, NASCIMENTO, V. C. do, RODRIGUES, M. C. T., & ALMEIDA, D. P. de. (2024). OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM APÓS PERÍODO PANDÊMICO AOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 14(14). Recuperado de https://seer.unifunec.edu.br/index.php/forum/article/view/6272