COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA COM ÊNFASE NA SALA DE AULA

Autores

  • Andressa Alves Viana da SILVA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Vanessa Vidal ROSALEN Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Elaine Doro Mardegan COSTA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec

Palavras-chave:

Comunicação Não-Violenta, Linguagem Não-Violenta, Linguagem da Compaixão, Professor

Resumo

Comunicação Não-Violenta (CNV) trata-se de uma habilidade de linguagem, cuja acepção leva ao desenvolvimento da capacidade de reformular a comunicação, sendo necessário ouvir e falar com o coração e consciência para relacionar-se com o outro por um novo enfoque. Assim o estudo, busca apresentar os quatros componentes da CNV e explicitar a abordagem correta da comunicação em sala de aula para tornar o ambiente escolar mais inclusivo, democrático na melhora dos conflitos diversos. Com pesquisa descritiva bibliográfica pode-se compreender que os quatros componentes da CNV são: observar; sentimento; necessidade e pedido. Estes pilares da comunicação por sua vez, são capazes de transformar e melhorar o ambiente escolar; no entanto, o professor precisa entender o funcionamento do processo de linguagem não-violenta, para em seguida, aplicar em sala de aula. De fato, CNV possibilita ao professor identificar sentimentos ou despertar compaixão, seja para observar ou entender uma situação conflituosa ocorrida entre alunos ou aluno/professor. Também precisa adotar postura capaz de articular o diálogo honesto, claro e com apresentação de recursos necessários para evitar julgamento; porém a intervenção deverá ser eficaz para reestabelecimento da ordem ou reeducação na solução de problemas complexos que envolvam agressões físicas, morais ou verbais; e, por fim, trabalhar com CNV é aprender a solicitar ou pedir ao invés de ordenar. Logo, o professor ao adotar CNV a luz da consciência ou linguagem da compaixão em sala de aula, deverá expressar-se verbalmente ou por outros meios esses quatro pilares, pois quando aplicados tais aspectos possibilitará ao professor perceber, observar e sentir as necessidades dos alunos, para em seguida, descobrir, enriquecer ou melhorar o ambiente escolar com aplicação do último componente que é o pedido ao invés do ordenamento.     

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Publicado

2024-03-15

Como Citar

SILVA, A. A. V. da, ROSALEN, V. V., & COSTA, E. D. M. (2024). COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA COM ÊNFASE NA SALA DE AULA. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 14(14). Recuperado de https://seer.unifunec.edu.br/index.php/forum/article/view/6287