ESTUDO SOBRE O CULTIVO E/OU CULTURA (HÁBITO) DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTA FÉ DO SUL

Autores

  • Eduarda R. BIGOTO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Isabella ARAUJO Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • José Guilherme G. FRANCISCONI Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Vinicius S. CAVALCANTE Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Ludmila P. da SILVA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Ana Clara G. ZOLIN Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Alexandre BORGES Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec

DOI:

https://doi.org/10.24980/aficf.v16i16.7021

Palavras-chave:

plantas medicinais, saberes populares, fitoterápicos, saúde coletiva

Resumo

Introdução: A utilização de plantas medicinais no Brasil resulta da integração dos saberes indígenas, africanos e europeus, configurando prática enraizada na cultura popular. Esse conhecimento tradicional é fundamental para o bem-estar das comunidades, mas encontra-se ameaçado pela desvalorização entre os jovens, pela perda dos detentores do saber popular e pela degradação ambiental. A Organização Mundial da Saúde reconhece a importância dessas práticas, incentivando seu uso seguro e sua integração à promoção da saúde. A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1988 abriu espaço para a inserção de medicinas não convencionais, como os fitoterápicos, nas ações de saúde coletiva. Contudo, é essencial que os profissionais estejam capacitados quanto ao preparo, indicações, contraindicações e aspectos culturais do uso das plantas. Objetivo: Este estudo visa investigar espécies de plantas medicinais cultivadas e utilizadas pela comunidade de Santa Fé do Sul (SP), identificando os fitoterápicos derivados e avaliando o uso adequado dessas plantas. Busca-se também contribuir para a implementação de políticas locais de valorização e uso racional das plantas medicinais, integrando comunidade, Secretaria Municipal de Saúde e academia. Metodologia: A pesquisa, de caráter quantitativo e qualitativo, descritivo e exploratório, será realizada por meio de visitas domiciliares e aplicação de formulários em moradores indicados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), utilizando a técnica de “bola de neve”. Participarão apenas maiores de 18 anos que cultivem ou utilizem plantas medicinais não industrializadas. As amostras coletadas serão catalogadas e transformadas em exsicatas no Laboratório de Botânica do UNIFUNEC. Os dados serão analisados estatística e qualitativamente, seguindo normas éticas e garantindo consentimento livre dos participantes. O projeto foi aprovado pelo CEP do UNIFUNEC sob o CAAE 85402124.5.0000.5428. Conclusão: O estudo busca fortalecer o diálogo entre o saber popular e o científico, promovendo o uso seguro, eficaz e culturalmente adequado das plantas medicinais no âmbito do SUS.

Downloads

Publicado

2026-06-01

Como Citar

BIGOTO, E. R., ARAUJO, I., FRANCISCONI, J. G. G., CAVALCANTE, V. S., SILVA, L. P. da, ZOLIN, A. C. G., & BORGES, A. (2026). ESTUDO SOBRE O CULTIVO E/OU CULTURA (HÁBITO) DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS PELA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SANTA FÉ DO SUL. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, 16(16). https://doi.org/10.24980/aficf.v16i16.7021

Edição

Seção

CIÊNCIAS DA SAÚDE E BIOLÓGICAS