O ENSINO DE GERÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERAIS EM ENFERMAGEM NA GRADUAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Adriana Luiz Sartoreto MAFRA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Edirlei Machado DOS-SANTOS Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS https://orcid.org/0000-0002-1221-0377

DOI:

https://doi.org/10.24980/ucsb.v2i4.2412

Palavras-chave:

Enfermagem, Gerenciamento, Competência profissional

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido com o propósito de identificar e avaliar como vem sendo realizado o ensino de gerência dos serviços de enfermagem e como é desenvolvida a competência geral na graduação, fornecendo subsídios norteadores ao enfermeiro no âmbito da Gestão em Enfermagem, especialmente para os desafios lançados às suas competências gerenciais. Consiste em uma pesquisa de revisão bibliográfica. O levantamento bibliográfico foi realizado pela Internet, no banco de dados Lilacs e na Base de Dados Bibliográficos Especializada na Área de Enfermagem do Brasil. Os critérios utilizados para a seleção da amostra foram: artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais no período de 2000 a 2016, independentemente do método de pesquisa utilizado. Foi possível observar que o cuidado de enfermagem consiste na essência da profissão e que as competências gerais propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação dos profissionais de saúde apontam suas interfaces com os saberes da Administração e da Enfermagem. Apesar de o tema ter uma repercussão forte e um amplo espaço no mercado de trabalho, ainda existe uma dificuldade em definir com clareza as competências gerenciais do enfermeiro, mas as metas caminham para a possibilidade de alcançar melhores resultados correspondentes aos desafios da profissão e do mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Adriana Luiz Sartoreto MAFRA, Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec

Bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul - FUNEC (2015). Graduada em Enfermagem e Obstetrí­cia pela Fundação Educacional de Fernandópolis (1998). Pós-Graduada em Enfermagem em Saúde Pública pela FEF (2001). Atua no projeto de extensão à comunidade: Enfermagem em doenças transmissíveis; Saúde do trabalhador e Imunização à saúde do adulto e do trabalhador. Atualmente é docente do Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec

Edirlei Machado DOS-SANTOS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Estudos Qualitativos em Saúde (NUPEQS) da UNICAMP e do Núcleo de Epidemiologia e Saúde Coletiva (NESC) do Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas (CPTL)

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Publicado

2019-03-18

Como Citar

MAFRA, A. L. S., & DOS-SANTOS, E. M. (2019). O ENSINO DE GERÊNCIA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERAIS EM ENFERMAGEM NA GRADUAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. UNIFUNEC CIÊNCIAS DA SAÚDE E BIOLÓGICAS - SEM CIRCULAÇÃO, 2(4). https://doi.org/10.24980/ucsb.v2i4.2412