AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DO OITAVO SEMESTRE DE GRADUAÇÃO SOBRE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR
Palavras-chave:
Parada cardiorrespiratória, Ressuscitação Cardiopulmonar, Enfermagem, Conhecimento, CapacitaçãoResumo
Parada cardiorrespiratória (PCR) é uma condição súbita que ocorre no homem e está associada com as disfunções cardíacas, estresse e até mesmo o estilo de vida. Sua característica se manifesta através da insuficiência da oxigenação das células e pelo bloqueio das atividades respiratória ou cardíacas, tendo como consequência a imediata dispneia, dores no peito e a perda da consciência, sendo capaz de acarretar nesse curto período de cessação, danos irreversíveis e a morte. Observa-se que na generalidade dos casos esse evento não ocorre por acaso, é decorrência da evolução patologias de base. A PCR é apontada como uma das principais emergências no setor hospitalar, tendo em vista que a sobrevida está conexa ao tempo, a habilidade e especialmente a qualidade do atendimento, que requer a atuação imediata, objetiva e eficaz da equipe de saúde, principalmente da equipe de enfermagem. Neste sentido, a presente pesquisa se objetivou em identificar e avaliar o discernimento dos acadêmicos de enfermagem do oitavo semestre do Centro Universitário de Santa Fé do Sul sobre Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), na qual, buscou-se responder questões sobre o seu preparo e capacitação com relação essa prática profissional. Trata-se esse trabalho de conclusão de curso de uma pesquisa de campo quantitativa, descritiva e exploratória com dados colhidos por meio de um questionário de múltipla escolha destinado aos discentes através da plataforma do Google Forms, após aprovação do CEP sob protocolo nº CAAE 50134721.8.0000.5428 e do parecer nº 4.925.282. Observa-se através desse estudo que enfermeiro, além estar capacitado para reanimar o paciente até a intervenção do médico, é seu dever entender e dominar os conhecimentos sobre as doenças cardiovasculares, desenvolver o aperfeiçoamento técnico, bem como, a estruturação do trabalho em equipe.