O ENSINO DE GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM DURANTE A GRADUAÇÃO

Autores

  • Haiany Cruz dos SANTOS Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Igor Donizete FERNANDES Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Jussara Britto Batista GONÇALVES Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Taise Jordão ZANZARINI Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec

Palavras-chave:

Ensino, Apoio ao desenvolvimento de recursos, Educação em Enfermagem, Gerenciamento em enfermagem

Resumo

O ensino no gerenciamento em enfermagem hospitalar, é essencial para a formação do enfermeiro, e para que deixe de ser considerado algo além da assistência, é preciso estimular o desenvolvimento da competência gerencial no aluno. Identificar as expectativas dos discentes em relação à disciplina de gerenciamento hospitalar, assim como as lacunas encontradas diante das metodologias aplicadas no processo do ensino. Pesquisa de campo quantitativa, descritiva e exploratória, foi utilizado um questionário estruturado, aplicado em uma única vez. Foram participantes da pesquisa discentes concluintes no curso de enfermagem de um centro universitário do interior paulista, que aceitaram participar da pesquisa assinando o termo de consentimento livre e esclarecido. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de ética em pesquisa CAAE 46784721.8.0000.5428, parecer nº4.769.252. Participaram 31 alunos. Os dados foram analisados no programa Microsoft Office Excel e Microsoft Office Word. Quando questionados sobre o conhecimento das funções do enfermeiro gerente, dentre os 31 alunos entrevistados, 55% (17) tinham uma noção básica de como identificar as funções do enfermeiro gerente, 16% (5) não sabiam identificar, 16% (5) sabiam identificar com alguma dificuldade, 13% (4) conseguiam identificar com facilidade. Sobre se as metodologias aplicadas acompanhavam os avanços tecnológicos 51% (16) consideram que parcialmente, 39% (12) consideram que sim, 10% (3) consideram que não. Foi possível identificar que a disciplina de gerenciamento em enfermagem gera muitas expectativas nos discentes, e, ao mesmo tempo apontam lacunas na construção deste conhecimento. Encontrar alternativas que possibilitam a proximidade da realidade com o aprendizado é fundamental na construção do conhecimento.

Downloads

Publicado

2022-04-07

Como Citar

SANTOS, H. C. dos ., FERNANDES, I. D. ., GONÇALVES, J. B. B. ., & ZANZARINI, T. J. (2022). O ENSINO DE GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM DURANTE A GRADUAÇÃO. ANAIS DE ENFERMAGEM DO UNIFUNEC, 7(7). Recuperado de https://seer.unifunec.edu.br/index.php/ASAE/article/view/5606

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>