ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA EM PARANA͍BA (MT): MEMÓRIAS DE EX- ALUNAS DO EDUCANDÁRIO SANTA CLARA (1955-1958)

Autores

  • Tatiele Borges dos SANTOS

Resumo

A presente pesquisa está vinculada ao campo da educação e tem como objetivo central explorar aspectos históricos sobre o Educandário Santa Clara, na cidade de Paranaíba (MT).O estabelecimento escolar foi criado por lideranças locais e regionais em conjunto com membros da Ordem dos Frades Menores (OFM), da Província da Turí­ngia na Alemanha, mas desde a sua inauguração foi dirigido por freiras provenientes da Alemanha, vinculadas à Congregação das Irmãs Franciscanas de Siessen (CIFS). Por um período, o atendimento às crianças foi destinado à educação em regime de internato para as meninas e externato misto, para meninas e meninos. Elegemos o recorte temporal do ano de 1955/1958 por evocar as memórias das ex-alunas internas entrevistadas da instituição. Por meio das entrevistas realizadas, observamos a rotina escolar permeada de horários, atividades e punições, à utilizadas no sentido de disciplinar. As fontes orais nos permitiram evidenciar os processos histórico-sociais na região, a infância e a escolarização no Educandário Santa Clara. Com efeito, a proposta contribuirá com a atual e futuras gerações no sentido de preservará  a contento as memórias das internas do Educandário Santa Clara que servirá de estí­mulo para pesquisas futuras.

Referências

ARIÉS, Philippe. História social da criança e da famí­lia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara: 1973.

BARROS. Aparecida Maria Almeida Barros. A Educação Franciscana e a Formação de Educadoras para as escolas paroquiais em Goiás. Poí­esis Pedagógica, v.9, n.1, p.86-108, jan/jun.2011.

CHARTIER, Roger. O mundo como Representação. Estudos Avançados, v.5, n.5, p.173-91, 1991.

DUARTE, Fernanda Amélia Leal Borges. A missão franciscana no antigo Mato Grosso: a perseguição dos frades em Paranaí­ba. Anais da X Semana de História 2007: história em
movimento: caminhos, culturas e fronteiras - 24 a 28 de setembro de 2007, Campus de Três Lagoas, UFMS Unidade I / 426 p.

JULIí, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. RBHE-Revista Brasileira de História da Educação.n.1, p.9-44,. jan/jun, 2001.

LEAL, G. Revista 50 anos do Educandário Santa Clara. 2005.

MARIN, Jérri Roberto. Diálogos e traduções culturais dos franciscanos alemães em Mato Grosso.Revista Brasileira de História das Religiões.ANPUH, v.3, n. 7, p. 23-45, maio 2010.

PARANAíBA JORNAL, Paranaí­ba, Mato Grosso do Sul, 04 jul. 1980.

POUBEL E SILVA, Elisabeth Figueiredo de Sá. De criança a aluno: as representações da Escolarização da Infância em Mato Grosso (1910-1927). Tese. São Paulo, USP, 2006.

RODRIGUES, Maysa Gomes. Dos dizeres sobre a história, a infância e a escolarização: diálogos pertinentes. 2010.

SIESSEN, Franciscanas. Nossa História: quando tudo começou. 2013. Disponí­vel em: <http://www.siessen.com.br/crbst_1.html>. Acesso em: 15 nov. 2013.

VEIGA, Cynthia Greive. Sentimentos de vergonha e embaraço: novos procedimentos disciplinares no processo de escolarização da infância em Minas Gerais no século XIX. Anais do II Congresso de História da Educação de Minas Gerais. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2003.

VIDAL, Diana Gonçalves. Múltiplas Estratégias de Escolarização da Infância. III Congresso Brasileiro de História da Educação: educação Escolar em Perspectiva Histórica. PUCPR.
2004.

Downloads

Publicado

2016-08-18

Como Citar

SANTOS, T. B. dos. (2016). ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA EM PARANA͍BA (MT): MEMÓRIAS DE EX- ALUNAS DO EDUCANDÁRIO SANTA CLARA (1955-1958). REVISTA FUNEC CIENTÍFICA EDUCAÇÃO - SEM CIRCULAÇÃO, 1(2), 44–59. Recuperado de https://seer.unifunec.edu.br/index.php/EDUC/article/view/2173