Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA OS AUTORES

 A revista Unifunec Científica Multidisciplinar, ISSN 2763-5783 é uma publicação científica online avaliada por pares, editada pelo Centro Universitário de Santa Fé do Sul – SP (Unifunec), com acesso aberto e, periodicidade anual seguindo um modelo de publicação de artigos em fluxo contínuo.

 1 FOCO E ESCOPO

Promover uma comunicação rápida e eficiente, publicando pesquisas em ciências básicas e aplicadas de alta qualidade fomentando o intercâmbio entre a comunidades acadêmica, industrial, educacional e profissional, nacionais e internacionais nas diferentes áreas do conhecimento.

Publica artigos inéditos (nacional e internacionalmente) e originais, com as mais diversas abordagens teóricas e metodológicas, priorizando textos que contribuam para a inovação metodológica, teórica e tecnológica.

A Unifunec Científica - Multidisciplinar recebe textos nas seguintes modalidades:

a) Artigos Originais;

b) Artigos de Revisão: revisão sistemática com ou sem metanálise, e revisão integrativa. Revisões narrativas apenas serão aceitas se motivadas por temáticas inovadoras ou emergentes a critério do corpo editorial;

c) Relatos de caso clínico;

d) Relatos de experiência;

e) Resenhas;

f) Ensaios;

g) Artigos de reflexão.

2 AVALIAÇÃO DOS MANUSCRITOS

a) Os manuscritos passam por avaliação prévia realizada pelo conselho editorial, onde verifica-se o atendimento aos requisitos formais de submissão, sua adequação à política editorial e seu potencial para publicação. O artigo que não atender a estes requisitos não será submetido à avaliação dos pareceristas externos e os autores serão comunicados dessa decisão por e-mail do editor;

b) Se adequado, é realizada a verificação de similaridade e plágio para fins de proteção intelectual de conteúdos previamente publicados por meio do software antiplágio iThenticate;

c) Após essa etapa, se aceitos para submissão, os textos são encaminhados aos pareceristas ad hoc. O processo de avaliação ocorre de forma duplo-cego (double blind peer review). Os pareceristas recebem como orientação formulário de avaliação contendo um conjunto de itens que devem ser observados e são norteadores na análise de pertinência e viabilidade. Este formulário contém questões que abordam de forma geral a contribuição do artigo, seu referencial teórico, a metodologia utilizada e sua discussão. Os pareceristas podem acrescentar aspectos que eventualmente sirvam de substrato acadêmico e científico ao processo de avaliação;

d) Recebidos os pareceres, estes são encaminhados para o autor do texto para que façam as modificações sugeridas e reencaminhem para a revista para que seja novamente avaliado em função das alterações realizadas, ou tomem ciência no caso de recusa ou aceite. Em caso de discrepância ou pareceres com orientações distintas, um terceiro parecerista é acionado para emitir novo parecer. Após esta decisão, cabe à Editoria Científica proferir decisão considerando a análise dos pareceres. A Editoria Científica tem a decisão final de aprovação (ou não) do artigo enviando-o às etapas seguintes, visando seu aperfeiçoamento e melhorias para aprovação e publicação final;

e) Depois de atendidas as solicitações de alteração estabelecidas pelos pareceristas, o artigo é revisado pela Editoria e entra em processo editorial nas diferentes etapas prevista: edição de texto, editoração e publicação. Todo processo de comunicação com os autores é feito eletronicamente.

Excepcionalmente, poderá haver convites para publicação, que serão formulados exclusivamente pela Editoria da Revista.

FLUXOGRAMA DO PROCESSO DE SUBMISSÃO

3 FORMA DE ENVIO

Os manuscritos devem ser submetidos exclusivamente pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, disponível no endereço:

https://seer.unifunec.edu.br/index.php/rfc

No momento da submissão o autor deve anexar no sistema dois arquivos no formato doc., um identificado e, outro não identificado.

 2.1 Orientações gerais

Artigos que envolvem pesquisa com seres humanos ou animais, nas áreas da saúde e biológicas, devem obedecer aos padrões éticos exigidos pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa/Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde (CONEP/CNS/MS). Já os artigos que envolvem pesquisas com seres humanos nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais devem obedecer aos padrões éticos exigidos pela resolução 510/2016 Conselho Nacional de Saúde.

As opiniões emitidas e a integridade do conteúdo dos artigos são de absoluta responsabilidade de seus autores.

Para iniciar o processo de submissão, todos os autores deverão cadastrar-se previamente no sistema ORCID (Open Researcher and Contributor ID - https://orcid.org/signin).

Solicita-se que os autores informem à Revista qualquer financiamento ou benefícios recebidos de fontes comerciais ou não comerciais, e que declarem não haver conflito de interesses que comprometa o trabalho apresentado, nos campos específicos do sistema on-line.

3 FORMA DE APRESENTAÇÃO

a) O texto deve ser digitado em Word (arquivos do tipo doc);

b) Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, com espaçamento 1,5 e numeração progressiva dos itens e subitens;

c) O manuscrito deve conter no máximo 15 páginas, incluindo ilustrações, tabelas, referências, anexos e apêndices;

d) As notas explicativas devem ser feitas com a numeração única e consecutiva em algarismos arábicos, conforme ABNT/NBR 6022 de 2018;

e) As tabelas devem ser numeradas em algarismos arábicos e encabeçadas pelo título, de acordo com as normas de apresentação tabular do IBGE;

f) As ilustrações (fotografias, gráficos, desenhos, mapas, etc.) devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, citadas como figuras, de acordo com as normas da ABNT/NBR 14724 de 2011;

g) As citações no texto devem estar de acordo com a ABNT/NBR 10520 de 2002;

h) As referências devem estar de acordo com a ABNT/NBR 6023 de 2018;

i) O resumo deve conter de 100 a 250 palavras ressaltando o objetivo, o método, os resultados e as conclusões. As palavras-chave devem ocorrer logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão "Palavras-chave", separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto;

j) Em caso de figuras e tabelas importadas de outros programas, deve-se enviar também o arquivo de origem;

l) Serão permitidas, mediante autorização, reproduções totais ou parciais do trabalho, indicando fonte e autoria;

m) As unidades e medidas devem obedecer ao sistema internacional e a nomenclatura científica, e devem ser citadas de acordo com os códigos internacionais de cada área, com os nomes científicos sempre em itálico.

4 ESTRUTURA DO MANUSCRITO

 a) ARTIGOS ORIGINAIS - destinam-se à publicação de resultados inéditos de pesquisa. O texto deve ser estruturado em:

- Título

- Título em inglês

- Autor (es)

- Resumo

- Palavras-chave

- Abstract

- Keywords

- Introdução

- Materiais e Métodos ou casuística e métodos

- Resultados e discussão

- Conclusão

- Referências

- Anexo ou Apêndice (se houver)

- Agradecimentos (se houver)

b) RELATOS DE CASO - destinados à publicação de casos especiais, que contribuam com algum caráter de originalidade ou contemplem um relato pouco frequente na prática clínica. O texto deve ser estruturado em:

- Título

- Título em inglês

- Autor (es)

- Resumo

- Abstract

- Keywords

- Introdução

- Descrição do caso

- Técnica ou situação (metodologia)

- Resultados

- Discussão

- Conclusão

- Referências

- Anexo ou Apêndice (se houver)

- Agradecimentos (se houver)

c) ARTIGOS DE REVISÃO - revisão sistemática com ou sem metanálise e revisão integrativa, motivadas por temas que possuem aspectos inovadores ou emergentes. O texto deve ser estruturado em:

- Título

- Título em inglês

- Autor (es)

- Resumo

- Palavras-chave

- Abstract

- Keywords

- Introdução

- Metodologia

- Resultados da seleção

- Discussão

- Conclusão

- Referências

- Anexo ou Apêndice (se houver)

- Agradecimentos (se houver)

d) ARTIGOS DE REFLEXÃO - aborda a discussão de tema relevante no contexto atual da saúde. Deve ser preferencialmente realizado mediante convite da revista. É permitido livre estruturação em sessões a critério dos autores.

e) RELATOS DE EXPERIÊNCIA - descrição e análise de experiências profissionais na área de ensino, pesquisa, assistência e extensão. O texto deve ser estruturado em:

- Título

- Título em inglês

- Autor (es)

- Resumo

- Palavras-chave

- Abstract

- Keywords

- Introdução

- Metodologia e Descrição da experiência

- Discussão

- Conclusão

- Referências

- Anexo ou Apêndice (se houver)

- Agradecimentos (se houver)

f) RESENHAS - síntese e análise de livro recentemente publicado. Deve conter referência completa e orientar o leitor quanto às características e usos potenciais da obra comentada. 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL E PROPRIEDADE INTELECTUAL

Os autores dos trabalhos publicados na revista Unifunec Científica - Multidisciplinar retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Reative Commons Atribuição Não Comercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Unifunec Científica - Multidisciplinar, bem como citar as referências completas dessa publicação.

OS Artigos publicados em Acesso Aberto e distribuídos sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição, que permite o uso, distribuição e reprodução sem restrições e em qualquer meio, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Este posicionamento está de acordo com as definições de acesso aberto da BOAI (Budapest Open Access Initiative).

Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores.

A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

Esta revista oferece acesso aberto a todos os artigos após a publicação.

 

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