Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES PARA OS AUTORES

A revista Unifunec Científica Multidisciplinar, ISSN 2763-5783 é uma publicação científica digital avaliada por pares, editada pelo Centro Universitário de Santa Fé do Sul-SP-BR (Unifunec), com acesso aberto e, periodicidade anual seguindo um modelo de publicação de artigos em fluxo contínuo.

1 FOCO E ESCOPO

Promover uma comunicação rápida e eficiente, publicando pesquisas em ciências básicas e aplicadas de alta qualidade fomentando o intercâmbio entre a comunidades acadêmica, industrial, educacional e profissional, nacionais e internacionais nas diferentes áreas do conhecimento.

Publica artigos inéditos (nacional e internacionalmente) e originais, com as mais diversas abordagens teóricas e metodológicas, priorizando textos que contribuam para a inovação metodológica, teórica e tecnológica.

A Unifunec Científica Multidisciplinar recebe textos nas seguintes modalidades:

a) Artigos Originais;

b) Artigos de Revisão: revisão sistemática com ou sem metanálise, e revisão integrativa. Revisões narrativas apenas serão aceitas se motivadas por temáticas inovadoras ou emergentes a critério do corpo editorial;

c) Relatos de caso clínico;

d) Relatos de experiência;

e) Resenhas;

f) Ensaios;

g) Artigos de reflexão.

Publicação múltiplas ou redundantes não serão permitidas.

 

2 SUBMISSÃO E CUSTO

Os manuscritos devem ser submetidos exclusivamente pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, disponível no endereço:

https://seer.unifunec.edu.br/index.php/rfc

No momento da submissão o autor deve anexar no sistema dois arquivos no formato doc., um identificado e, outro não identificado.

Não é cobrada taxa de submissão e de publicação.

 

3 AVALIAÇÃO DOS MANUSCRITOS

a) Os manuscritos passam por avaliação prévia realizada pelo conselho editorial, onde verifica-se o atendimento aos requisitos formais de submissão, sua adequação à política editorial e seu potencial para publicação. O artigo que não atender a estes requisitos não será submetido à avaliação dos pareceristas externos e os autores serão comunicados dessa decisão por e-mail do editor;

b) Se adequado, é realizada a verificação de similaridade e plágio para fins de proteção intelectual de conteúdos previamente publicados por meio do software antiplágio iThenticate;

c) Após essa etapa, se aceitos para submissão, os textos são encaminhados aos pareceristas ad hoc. O processo de avaliação ocorre de forma duplo-cego (double blind peer review). Os pareceristas recebem como orientação formulário de avaliação contendo um conjunto de itens que devem ser observados e são norteadores na análise de pertinência e viabilidade. Este formulário contém questões que abordam de forma geral a contribuição do artigo, seu referencial teórico, a metodologia utilizada e sua discussão. Os pareceristas podem acrescentar aspectos que eventualmente sirvam de substrato acadêmico e científico ao processo de avaliação;

d) Recebidos os pareceres, estes são encaminhados para o autor do texto para que façam as modificações sugeridas e reencaminhem para a revista para que seja novamente avaliado em função das alterações realizadas, ou tomem ciência no caso de recusa ou aceite. Em caso de discrepância ou pareceres com orientações distintas, um terceiro parecerista é acionado para emitir novo parecer. Após esta decisão, cabe à Editoria Científica proferir decisão considerando a análise dos pareceres. A Editoria Científica tem a decisão final de aprovação (ou não) do artigo enviando-o às etapas seguintes, visando seu aperfeiçoamento e melhorias para aprovação e publicação final;

e) Depois de atendidas as solicitações de alteração estabelecidas pelos pareceristas, o artigo é revisado pela Editoria e entra em processo editorial nas diferentes etapas prevista: edição de texto, editoração e publicação. Todo processo de comunicação com os autores é feito eletronicamente.

Excepcionalmente, poderá haver convites para publicação, que serão formulados exclusivamente pela Editoria da Revista.

3.1 Orientações gerais

As opiniões emitidas e a integridade do conteúdo dos artigos são de absoluta responsabilidade de seus autores.

4 ÉTICA NA PUBLICAÇÃO

A revista Unifunec Científica Multidisciplinar adota as recomendações do “Comitê de Ética em Publicações” para os aspectos éticos no processo de editoração e publicação de artigos científicos. Os códigos de conduta e diretrizes para editores e revisores estão disponíveis na página do Committee on Publication Ethics (Cope).

Artigos que envolvem pesquisa com seres humanos ou animais, nas áreas da saúde e biológicas, devem obedecer aos padrões éticos exigidos pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa/Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde (CONEP/CNS/MS). Já os artigos que envolvem pesquisas com seres humanos nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais devem obedecer aos padrões éticos exigidos pela resolução 510/2016 Conselho Nacional de Saúde. Sempre que pertinente, devem serem informados o número do protocolo e a data da aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa. No caso de ensaio clínico, será necessária a indicação do número de identificação em um dos registros de ensaios clínicos validados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). No caso de revisão sistemática, é obrigatória a indicação do número de registro do protocolo na base de registros PROSPERO (International Prospective Register of Systematic Reviews).

Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para fins de publicação e não serão divulgados para outras finalidades ou a terceiros.

Outras Orientações éticas

 

5 FORMA DE APRESENTAÇÃO

a) O texto deve ser digitado em Word (arquivos do tipo doc);

b) Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado, com espaçamento 1,5 e numeração progressiva dos itens e subitens;

c) O manuscrito deve conter no máximo 15 páginas, incluindo ilustrações, tabelas, referências, anexos e apêndices;

d) As notas explicativas devem ser feitas com a numeração única e consecutiva em algarismos arábicos, conforme ABNT/NBR 6022 de 2018;

e) As tabelas devem ser numeradas em algarismos arábicos e encabeçadas pelo título, de acordo com as normas de apresentação tabular do IBGE;

f) As ilustrações (fotografias, gráficos, desenhos, mapas, etc.) devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos, citadas como figuras, de acordo com as normas da ABNT/NBR 14724 de 2011;

g) As citações no texto devem estar de acordo com a ABNT/NBR 10520 de 2002;

h) As referências devem estar de acordo com a ABNT/NBR 6023 de 2018;

i) O resumo deve conter de 100 a 250 palavras ressaltando o objetivo, o método, os resultados e as conclusões. As palavras-chave devem ocorrer logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão "Palavras-chave", separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto;

j) Em caso de figuras e tabelas importadas de outros programas, deve-se enviar também o arquivo de origem;

l) Serão permitidas, mediante autorização, reproduções totais ou parciais do trabalho, indicando fonte e autoria;

m) As unidades e medidas devem obedecer ao sistema internacional e a nomenclatura científica, e devem ser citadas de acordo com os códigos internacionais de cada área, com os nomes científicos sempre em itálico.

6 ESTRUTURA DO MANUSCRITO

a) ARTIGOS ORIGINAIS - destinam-se à publicação de resultados inéditos de pesquisa. O texto deve ser estruturado em:

- Título

- Título em inglês

- Autor (es)

- Resumo

- Palavras-chave

- Abstract

- Keywords

- Introdução

- Materiais e Métodos ou casuística e métodos

- Resultados e discussão

- Conclusão

- Referências

- Anexo ou Apêndice (se houver)

- Agradecimentos (se houver)

b) RELATOS DE CASO - destinados à publicação de casos especiais, que contribuam com algum caráter de originalidade ou contemplem um relato pouco frequente na prática clínica. O texto deve ser estruturado em:

- Título

- Título em inglês

- Autor (es)

- Resumo

- Abstract

- Keywords

- Introdução

- Descrição do caso

- Técnica ou situação (metodologia)

- Resultados

- Discussão

- Conclusão

- Referências

- Anexo ou Apêndice (se houver)

- Agradecimentos (se houver)

c) ARTIGOS DE REVISÃO - revisão sistemática com ou sem metanálise e revisão integrativa, motivadas por temas que possuem aspectos inovadores ou emergentes. O texto deve ser estruturado em:

- Título

- Título em inglês

- Autor (es)

- Resumo

- Palavras-chave

- Abstract

- Keywords

- Introdução

- Metodologia

- Resultados da seleção

- Discussão

- Conclusão

- Referências

- Anexo ou Apêndice (se houver)

- Agradecimentos (se houver)

d) ARTIGOS DE REFLEXÃO - aborda a discussão de tema relevante no contexto atual da saúde. Deve ser preferencialmente realizado mediante convite da revista. É permitido livre estruturação em sessões a critério dos autores.

e) RELATOS DE EXPERIÊNCIA - descrição e análise de experiências profissionais na área de ensino, pesquisa, assistência e extensão. O texto deve ser estruturado em:

- Título

- Título em inglês

- Autor (es)

- Resumo

- Palavras-chave

- Abstract

- Keywords

- Introdução

- Metodologia e Descrição da experiência

- Discussão

- Conclusão

- Referências

- Anexo ou Apêndice (se houver)

- Agradecimentos (se houver)

f) RESENHAS - síntese e análise de livro recentemente publicado. Deve conter referência completa e orientar o leitor quanto às características e usos potenciais da obra comentada. 

ARTIGOS

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.