GERENCIAMENTO DE RES͍DUO DE SERVIÇO DE SAÚDE DE UM HOSPITAL DO INTERIOR SULMATOGROSSENSE

Autores

  • Bruno César Martins de PAULA
  • Regis Sidmar Ferreira da SILVA
  • Thiago Rodrigo de SOUZA
  • Carmem Costa MARTINS

DOI:

https://doi.org/10.24980/rfcm.v6i8.2857

Palavras-chave:

Gestão, Manejo, Meio Ambiente

Resumo

Resíduo é qualquer material considerado inútil, sem valor gerado pelo homem e descartado no meio ambiente. Os Resíduos Serviços de Saúde (RSS) é uma parte importante do resí­duo sólido não pelo volume gerado, mas pelo seu potencial de risco à saúde e ao meio ambiente. O objetivo do presente estudo foi identificar o sistema de gerenciamento dos RSS do Hospital Fundação Estatal Saúde de Aparecida do Taboado. Foram analisadas as seguintes etapas do manejo: segregação, acondicionamento, identificação, transporte interno, armazenamento temporário e segurança ocupacional. Foram visitadas todas as unidades que compõem o hospital e pesado por quatro vezes durante um mês os RSS do grupo A, antes e após separação de resíduos possivelmente recicláveis considerados do grupo D. Identificou-se que são gerados resíduos dos grupos A, B, D e E, a segregação é feita corretamente somente resíduos do grupo A. A coleta interna e externa não oferece esforço excessivo ao funcionário, entretanto não é utilizado equipamento de proteção individual, as unidades não possuem entrada e saí­da exclusiva para a coleta, exceto o centro cirúrgico. Os abrigos dos resíduos não são adequados, porém são suficientes para armazenar a produção da semana, não possuem identificação e simbologia conforme orientado pela legislação. Os resultados permitem sugerir que o hospital realiza as etapas do manejo de forma parcial, necessitando assim de reestruturar o gerenciamento dos RSS.

Referências

ABNT- ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10.004: Resí­duos sólidos: classificação. Rio de Janeiro: 2004.

BIDONE, F. R. A. Resí­duos sólidos provenientes de coletas especiais: eliminação e valorização. Rio de Janeiro: Abes, 2001. Disponí­vel em: http://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/643/4/ Resí­duos sólidos provenientes de coletas especiais: eliminação e valorização.pdf

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. Resolução nº 358, 29 de abril de 2005. Dispõe sobre o tratamento e disposição final dos resí­duos dos serviços de saúde e dá outras providências, Diário Oficial da União, 2005. Disponí­vel em: <http://redsang.ial.sp.gov.br/site/docs_leis/bs/bs4.pdf>. Acesso em: 19 de set. de 2014.

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA. Resolução nº 005, 05 de agosto de 1993. Dispõe sobre o Gerenciamento de Resí­duos Sólidos de Portos, Aeroportos, Terminais Ferroviários e Rodoviários, Diário Oficial da União, 1993. Disponí­vel em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res93/res0593.html>. Acesso em: 19 de set. de 2014.

BRASIL, MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO (BR). Portaria nº 485, de 11 de novembro de 2005. Norma regulamentadora nº 32. Segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de saúde. Brasí­lia, 2005.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. RDC nº 306, de 7 de dezembro de 2004. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o Gerenciamento dos Resíduos de Serviço de Saúde. ANVISA, 2004.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde. Brasí­lia: ANVISA, 2006. Normas e Manuais Técnicos.

MARTINS, C. C. Eficácia do ozônio no controle de microrganismos isolados em resí­duos de serviços de saúde. 2013. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Camilo Castelo Branco, São Paulo.

NAIME, R.; SARTORI, I.; GARCIA, A. C. Uma abordagem sobre a gestão de resíduos de serviços de saúde. Revista Espaço para Saúde, Londrina, v. 5, n. 2, p. 17-27, 2004. Disponível em: <http://www.ccs.uel.br/espacoparasaude/v5n2/artigo2.pdf>. Acesso em: 19 de set. de 2014.

NOBUKUNI, M. C. Análise dos pontos crí­ticos e de controle no gerenciamento dos resí­duos de serviços de saúde com vistas à minimização de riscos a saúde e impactos ambientais no municí­pio de Ilha Solteira - SP. 2011. 155 f. Dissertação (Mestrado) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2011.

PEREIRA. M. S.; ALVES, S. B.; SOUZA, A. C. S. et al. Waste management in non-hospital emergency units. Revista Latino-Americano de Enfermagem, v. 21, p. 259-66, 2013. Disponí­vel em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v21nspe/32.pdf>. Acesso em 10 de out. de 2014.

RIBEIRO FILHO, V. O. Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. In: FERNANDES, A. T.; FERNANDES, M. O. V.; RIBEIRO FILHO, N. Infecção hospitalar e suas Interfaces na área da saúde 2.ed. São Paulo: Atheneu; 2000.

RISSO W. M. Gerenciamento de resíduos sólidos de saúde: a caracterização como

instrumento básico para abordagem do problema.1993. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo,1993.

RUTALA, W. A.; ODETTE, R. L.; SAMSA, G. P. Manegement of infectious waste by us hospitals. The Journal of the American Medical Association, v. 262, p.1635-40, 1989. Disponí­vel em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2549278>. Acesso em 9 de out. de 2013.

SILVA, C. E.; HOPPE, A. E. Diagnóstico dos resí­duos de serviços de saúde no interior do Rio Grande do Sul. Revista de Engenharia Sanitária e Ambiental, Rio de Janeiro, v.10, n. 2, jun. 2005. Disponí­vel em: <http://tede.ucs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=400>. Acesso em: 19 de set. de 2014.

Downloads

Publicado

2018-03-21

Como Citar

MARTINS DE PAULA, Bruno César; FERREIRA DA SILVA, Regis Sidmar; DE SOUZA, Thiago Rodrigo; COSTA MARTINS, Carmem. GERENCIAMENTO DE RES͍DUO DE SERVIÇO DE SAÚDE DE UM HOSPITAL DO INTERIOR SULMATOGROSSENSE. UNIFUNEC CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINAR, Santa Fé do Sul, São Paulo, v. 6, n. 8, p. 40–59, 2018. DOI: 10.24980/rfcm.v6i8.2857. Disponível em: https://seer.unifunec.edu.br/index.php/rfc/article/view/2857. Acesso em: 26 abr. 2026.

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE