USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS ENTRE UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.24980/ucm.v12i14.5625Palavras-chave:
Substâncias psicoativas, Estudantes, Educação FísicaResumo
Na sociedade atual, observa-se um aumento crescente do consumo de substâncias psicoativas, sejam elas lícitas ou ilícitas, principalmente entre os universitários. Pesquisas que visam conhecer e discutir o uso dessas substâncias mostram-se complexas, mas este estudo visa analisar o consumo de substâncias psicoativas entre universitários de Educação Física. A pesquisa é um estudo de campo, com abordagem qualitativa e quantitativa de natureza descritiva. Participaram da pesquisa 68 universitários do curso Educação Física do Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec, sendo 46 da licenciatura e 22 do bacharelado, que se dispuseram a participar voluntariamente após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram coletados por meio da aplicação do questionário “teste de triagem do envolvimento com álcool, cigarro e outras substâncias” (ASSIST) da Organização Mundial da Saúde e por meio de frequência relativa (porcentagem). Os resultados mostram o consumo de substâncias psicoativas de maior prevalência, o uso de álcool (77,9%), derivados do tabaco (33,8%), maconha (19,1%) e hipnóticos ou sedativos (8,8%). O uso de inalantes (4,4%), alucinógenos (2,9%), outros (2,9%), cocaína ou crack (1,4%), anfetaminas ou ecstasy (1,4%) e opioides (1,4%). Dos que já consumiam, 13,2% afirmaram tê-lo usado ainda na escola. Conclui-se que, na população analisada, existe um elevado consumo de substâncias psicoativas lícitas, sendo o álcool e o tabaco as mais utilizadas e as que provocam maior desejo de consumo nos universitários.
USE OF PSYCHOACTIVE SUBSTANCES AMONG PHYSICAL EDUCATION UNDERGRADUATES
ABSTRACT
In contemporary society, increasing consumption of psychoactive substances, whether licit or illicit, is observed, especially among college students. Research that aims to understand and discuss the use of these substances is complex, however, this study aims to analyze the consumption of psychoactive substances among Physical Education undergraduate students. The research is a field study, with a descriptive qualitative and quantitative approach. Sixty-eight college students from the Physical Education course at the University Center of Santa Fé do Sul - Unifunec participated in the research, 46 from the degree course and 22 from the bachelor's degree course, who were willing to participate on a volunteer basis after signing the Informed Consent Form. The data were collected through the application of the questionnaire "screening test of involvement with alcohol, cigarettes, and other substances" (ASSIST) of the World Health Organization and by means of relative frequency (percentage). The results show a high prevalence of consumption of psychoactive substances, the use of alcohol (77.9%), tobacco products (33.8%), marijuana (19.1%), and hypnotics or sedatives (8.8%). The use of inhalants (4.4%), hallucinogens (2.9%), others (2.9%), cocaine or crack cocaine (1.4%), amphetamines or ecstasy (1.4%), and opioids (1.4%). Of those who had already used drugs, 13.2% said they had used them while still in school. We may conclude that, in the population analyzed, there is a high consumption of licit psychoactive substances, with alcohol and tobacco being the most used and the ones that cause greater desire for consumption in college students.
Keywords: Psychoactive substances. Students. Physical Education.
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