UM EDUCAR POR COMPETÊNCIAS: ANÁLISE CRÍTICA DA PARTE INTRODUTÓRIA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
DOI:
https://doi.org/10.24980/ucm.v12i14.5639Palavras-chave:
Pedagogia das competências, Base Nacional Comum Curricular, BNCC, Análise críticaResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que surge no âmbito educacional como um documento nacional e normativo que, para sua elaboração, houve socialização e discussão em vários campos da educação em todo o Brasil, com o objetivo de nortear e homogeneizar a educação básica dos alunos brasileiros. A análise será com ênfase na parte introdutória da BNCC com fim de verificar os discursos predominantes e suas influências do contexto social, político, econômico e educacional, bem como suas influências negativas para uma educação omnilateral, utilizando-se de uma concepção mecânica (pragmática), vinculada ao modelo neoliberal através da Pedagogia das Competências, intencionando a hegemonização do conhecimento para atender a classe capitalista, refutando uma educação de qualidade e necessária ao desenvolvimento humano. Para análise da parte introdutória da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi utilizada a análise crítica por meio da revisão bibliográfica embasada nos teóricos que abordam o tema levando em consideração suas contribuições para tal ação, como José Gimeno Sacristán (2011, 2013), Michael Whitman Apple (2003, 2011), Newton Duarte (2001, 2018), entre outros. Temos o intuito de apresentar uma análise em uma visão crítica da BNCC para “abrir os olhos” dos leigos e dóceis que veem o documento como algo novo e democrático.
A COMPETENCE-BASED EDUCATION: CRITICAL ANALYSIS OF THE INTRODUCTORY PART OF THE BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
ABSTRACT
This article aims to analyze the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) that emerges in the educational field as a national and normative document which, for its elaboration, has been socialized and discussed in a number of fields of education throughout Brazil, with the objective of guiding and standardizing the basic education of Brazilian students. The emphasis of the analysis will be on the introductory part of the BNCC in order to verify the predominant speeches and their influences on the social, political, economic, and educational context, as well as their negative influences for an omnilateral education, using a mechanical conception (pragmatic), linked to the neoliberal model through the Pedagogy of Competencies, intending the hegemony of knowledge to meet the capitalist class, denying a quality education and essential to human development. The critical analysis of the introductory part of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) was used through the literature review based on theoreticians who address the topic taking into account their contributions to this action, such as José Gimeno Sacristán (2011, 2013), Michael Whitman Apple (2003, 2011), Newton Duarte (2001, 2018), among others. We intend to present an analysis in a critical view of the BNCC to "open the eyes" of laypeople and docile people who see the document as something new and democratic.
Keywords: Pedagogy of competencies. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Critical Analysis.
Referências
APPLE, M.; AU, W.; GANDIN, L. A. Educação crítica: análise internacional. Porto Alegre: Artmed, 2011.
APPLE, M. Educando à direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/.Acesso em: 02 jun. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, Constituição (1988). Brasília, DF, Senado, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 02 jun. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996, Brasília, DF, Senado, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 02 jun. 2021.
BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 26 jun. 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 02 jun. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília, DF: MEC/SEB, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 15 ago. 2021.
DAHER, H. Q.; FRANÇA, K. de B.; CABRAL, M. M. da S. A. (Org.). Currículo de referência de Mato Grosso do Sul: educação infantil e ensino fundamental. Campo Grande, MS: SED, 2019. (Série Currículo de Referência, 1). Disponível em: http://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/2019/08/Curr%C3%ADculo-MS-V108.pdf. Acesso em: 22 de ago de 2019.
DUARTE, N. O currículo em tempos de obscurantismo beligerante. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 11, n. 2, p. 139-145, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39568. Acesso em: 02 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39568
DUARTE, N. As pedagogias do "aprender a aprender" e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação, 2001, n. 18, p. 35-40. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782001000300004. Disponível em: 20 dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782001000300004
RAMOS, M. N. O currículo para o ensino médio em suas diferentes modalidades: concepções, propostas e problemas. Educação & Sociedade, v. 32, n. 116, p. 771-788, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000300009. Acesso em: 02 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000300009
SACRISTÁN, J. G. Dez teses sobre a aparente utilidade das competências em educação. In: SACRISTÁN, J. G. et al. Educar por competências: o que há de novo? Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 13- 63. Cap. 1.
SACRISTÁN, J. G. O que significa currículo? In: SACRISTÁN, J. G. (Org.). Saberes e incertezas sobre currículo. Porto Alegre: Penso, 2013, p. 16-35.
SAVIANI, D. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento-revista de educação, v.3, n. 4, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.296. Acesso em: 02 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.22409/movimento2016.v0i4.a20909
SILVA, T. T. da. Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2015.
UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos e plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia: UNESCO, 1990. UNESCO. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000086291_por.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Katia Regina de OLIVEIRA, Lucas Matheus Santana MEDEIROS, Marcelo Freitas FAGUNDES (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.