Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÃO PARA AUTORES

ESCOPO DA REVISTA

          A revista Unifunec Ciências da Saúde e Biológicas é uma publicação de fluxo contínuo, do Centro Universitário de Santa Fé do Sul - SP (UNIFUNEC). Tem o objetivo de difundir informações técnicas e produção científica nas diferentes áreas das Ciências da Saúde e Biológicas.

Serão aceitas publicações de artigos originais, revisões de literatura e relatos de casos clínicos, artigos de reflexão e relatos de experiência. Os artigos serão de livre acesso, sempre em formato eletrônico, favorecendo uma maior divulgação e leitura dos mesmos por toda comunidade.

FORMA DE ENVIO

A submissão do manuscrito deverá ser pelo portal: http://seer.unifunec.edu.br/index.php/rfce

NORMAS DE SUBMISSÃO

1 NORMAS GERAIS

Os trabalhos devem ser inéditos, não sendo permitido a submissão simultânea à outro periódico, seja este de âmbito nacional ou internacional. A Revista reserva o direito autoral dos trabalhos publicados, permitindo, no entanto, sua posterior reprodução mediante a citação da fonte.

Para iniciar o processo de submissão, todos os autores deverão cadastrar-se previamente no sistema ORCID (Open Researcher and Contributor ID - https://orcid.org/signin).

O conteúdo dos textos será de exclusiva responsabilidade dos autores, não necessariamente refletindo a opinião do corpo editorial. As datas do recebimento do original e da aceitação do artigo constarão no momento da publicação.

Os trabalhos serão inicialmente avaliados quanto ao cumprimento das normas exigidas para publicação. Caso estas não sejam obedecidas, os trabalhos serão devolvidos para adequação, posteriormente, serão submetidos ao detector de plágio Ithenticate.

Na etapa seguinte o comitê editorial selecionará os trabalhos quanto ao mérito científico, e os encaminhará para no mínimo dois revisores científicos ad hoc, de unidades distintas à de origem do trabalho. A partir do parecer fornecido pelos revisores o comitê científico decidirá quanto a aprovação, aprovação com pendências, ou reprovação manuscrito. Após a aprovação do mérito científico os artigos serão ainda submetidos à revisão linguística (português e inglês) e revisão final.

2 APRESENTAÇÃO DO MANUSCRITO

Os manuscritos deverão ser apresentados em documento com formato word (doc. ou docx.) com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de 1,5, 3 cm de margem superior e esquerda e 2 cm de margem inferior e direita, com folha de tamanho A4, em texto justificado. O resumo e as referências devem estar em espaçamento simples.                                             

As figuras, gráficos e tabelas deverão seguir as normas do Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos do UNIFUNEC no endereço: https://unifunec.edu.br/biblioteca#manual-de-artigos Quanto às ilustrações, recomenda-se um número máximo de 20 figuras, no entanto, a decisão final caberá sempre ao comitê editorial. As figuras deverão ser fornecidas em de alta definição (superior a 220 dpi), com tamanho padronizado de 6x9 cm sempre em formato JPEG ou JPG, acompanhadas de sua respectiva legenda em arquivos separados. Não serão aceitas figuras inseridas em arquivos .doc, .docx ou .ppt.

Todas as figuras devem ser indicadas no corpo do texto, assim como o local da inserção e, enviadas em arquivo anexo.

A Revista Unifunec Ciências da Saúde e Biológicas recebe textos nas seguintes modalidades:

 

ARTIGOS ORIGINAIS – destinam-se à publicação de resultados inéditos de pesquisa na área da saúde com caráter qualitativo ou quantitativo. O texto deve ser estruturado em:

- Título

- Autor (es)

- Resumo

- Descritores

- Introdução

- Materiais e Métodos ou casuística e métodos

- Resultados e discussão

- Conclusão

- Abstract

- Agradecimentos (opcional)

- Referências

- Anexo ou Apêndice (se houver)

 

RELATOS DE CASO - destinados à publicação de casos especiais, que contribuam com algum caráter de originalidade ou contemplem um relato pouco frequente na prática clínica. O texto deve ser estruturado em:

- Título

- Autor (es)

- Resumo

- Descritores

- Introdução

- Descrição do caso

- Técnica ou situação (metodologia)

- Discussão

- Conclusão

- Abstract

- Agradecimentos (opcional)

- Referências

- Anexo ou Apêndice (se houver)

 

ARTIGOS DE REVISÃO – revisão sistemática com ou sem metanálise e revisão integrativa, motivadas por temas que possuem aspectos inovadores ou emergentes. O texto deve ser estruturado em:

- Título

- Autor (es)

- Resumo

- Descritores

- Introdução

- Metodologia

- Resultados da seleção

- Discussão

- Conclusão

- Abstract

- Agradecimentos (opcional)

- Referências

- Anexo ou Apêndice (se houver)

 

ARTIGOS DE REFLEXíO – aborda a discussão de tema relevante no contexto atual da saúde. Deve ser preferencialmente realizado mediante convite da revista. É permitido livre estruturação em sessões a critério dos autores.

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA - descrição e análise de experiências profissionais na área de ensino, pesquisa, assistência e extensão. O texto deve ser estruturado em:

- Título

- Autor (es)

- Resumo

- Descritores

- Introdução

- Metodologia e Descrição da experiência

- Discussão

- Conclusão

- Abstract

- Agradecimentos (opcional)

- Referências

- Anexo ou Apêndice (se houver)

 

RESENHA - síntese e análise de livro recentemente publicado. Deve conter referência completa e orientar o leitor quanto às características e usos potenciais da obra comentada. 

 

4 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ESTRUTURAÇÃO DO MANUSCRITO 

  1. a) Nome completo de todos os autores seguido do nome da instituição onde o trabalho foi desenvolvido e, informações sobre fontes de financiamento, instituição onde os autores estão vinculados, principal titulação e e-mail.
  2. b) Resumo: deve contemplar de forma clara introdução, objetivo, metodologia, resultados, discussão e conclusão. Entre 200 e 250 palavras, em português, com a versão do mesmo para inglês, seguido dos descritores. Devem ser informados de 3 a 5 descritores e, consultados no DeCS (http://www.decs.bvs.br). As iniciais das letras devem ser maiúsculas, separadas por ponto final. A versão em inglês (abstract) deverá conter a tradução precisa do resumo, incluindo os descritores utilizados.
  3. c) Materiais e métodos: caso o trabalho seja realizado em seres humanos ou suas partes, ou em animais, o trabalho deverá ser previamente aprovado por um comitê de ética em pesquisa local e o parecer favorável deverá ser submetido juntamente ao manuscrito.

Em ensaios clínicos controlados e randomizados que envolvam voluntários humanos o manuscrito deverá ser acompanhado ainda de outros dois documentos:

- checklist do CONSORT (http://www.consort-statement.org) e

- número de registro da pesquisa que atende às normativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para obtenção do número: http://www.ensaiosclinicos.gov.br.

Ainda na seção de Materiais e Métodos deverão ser expostas informações sobre os produtos utilizados (produto, marca comercial, cidade, país) e detalhes da metodologia que permitam a reprodução do teste realizado. A análise estatística utilizada também deve constar nesta seção, especificando-se o (s) teste (s) utilizados e o nível de significância adotado.

  1. d) Referências: As citações em todo o texto deverão ser acompanhadas de número sobrescrito, em ordem crescente, seguindo a ordem de aparecimento no texto. Preferencialmente, as citações deverão ser realizadas após uma vírgula ou ponto final. Na seção das referências as normas deverão seguir o padrão VANCOUVER, o qual apresenta-se disponível no site: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html e ou https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/
  2. e) O manuscrito deve conter no máximo 20 páginas, incluindo ilustrações, tabelas, referências, anexos e apêndices;

 

5 CHECK-LIST

Deverão, portanto, ser enviados os seguintes documentos:

- nome completo dos autores, minicurrículo (com titulação e instituição vinculada), e-mail e telefone (WhatsApp) para contato;

- manuscrito de acordo com a categoria;

- figuras em formato JPEG ou JPG em alta definição;

- tabelas e gráficos (se houver);

- legenda das figuras.

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL E PROPRIEDADE INTELECTUAL

Os autores dos trabalhos publicados na revista Unifunec Ciências da Saúde e Biológicas retêm os direitos autorais sem restrições e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultâneo licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial que permite o compartilhamento do trabalho para fins não comerciais com reconhecimento da autoria. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Commons CC-BY.    https://licensebuttons.net/l/by/4.0/88x31.png

Os direitos autorais dos artigos pertencem aos autores e o conteúdo dos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores.

A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A revista também se reserva o direito de traduzir o artigo, no todo ou em parte, para o inglês ou para o português, dependendo do idioma em que o artigo tenha sido escrito originalmente.

POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

Esta revista oferece acesso aberto a todos os artigos após a publicação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.