CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DE ENFERMAGEM SOBRE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR

Autores

  • Letícia Renata FERREIRA Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Luciano Alves S. BARBOSA JUNIOR Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Taise Jordão ZANZARINI Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec
  • Rogério Rodrigo RAMOS Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec https://orcid.org/0000-0003-1977-4172

DOI:

https://doi.org/10.24980/ucsb.v4i7.5191

Palavras-chave:

Enfermagem, Estudantes, Ressuscitação Cardiopulmonar, Parada Cardiorrespiratória, Ciências da Saúde

Resumo

A parada cardiorrespiratória é uma condição súbita que ocorre no indivíduo, associada à disfunção cardíaca, estresse e até estilo de vida e sua característica é a deficiência de oxigenação celular, devido à interrupção das atividades respiratórias ou cardíacas, que pode levar a este curto período de cessação, dano irreversível ao tecido cardíaco e cerebral e, consequentemente, morte. O objetivo do estudo foi analisar o conhecimento prévio de estudantes de enfermagem sobre Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e autorizado pela instituição de ensino. Os dados foram coletados por meio de um questionário elaborado na plataforma Google Forms com questões de múltipla escolha sobre o conhecimento dos acadêmicos em RCP e parada cardíaca. O questionário foi aplicado apenas no primeiro ano do curso de enfermagem. As amostras dos dados coletados possibilitaram analisar o nível de informação dos alunos do primeiro ano de enfermagem sobre a manobra de RCP, assim, os resultados mostram uma perspectiva significativa na compreensão da simulação realística sobre ressuscitação cardiopulmonar. Conclui-se que o nível de cognição dos alunos do primeiro ano de enfermagem é consideravelmente satisfatório em relação à RCP. No entanto, sugere-se a implementação de novos planos de conhecimento na área da saúde pública e de uma proposta pedagógica educacional sobre essa temática na grade curricular no primeiro ano do curso de Enfermagem.

 

FIRST-YEAR NURSING STUDENTS' KNOWLEDGE OF CARDIOPULMONARY RESUSCITATION

 

ABSTRACT

The cardiorespiratory arrest is a sudden condition that occurs in the individual, which is associated with cardiac dysfunction, stress, and even lifestyle, and its characteristic is the deficiency of cell oxygenation, due to the interruption of respiratory or cardiac activities, which may lead to this short period of cessation, to irreversible damage to heart and brain tissue, and consequently death. The purpose of the study was to analyze nursing students' prior knowledge about Cardiopulmonary Resuscitation (CPR). The study was approved by the Ethics Committee and authorized by the educational institution. The data were collected through a questionnaire prepared on the Google Forms platform with multiple choice questions about the scholars' background on CPR and cardiac arrest. The questionnaire was applied only to the first-year nursing students. The data samples collected made it possible to analyze the level of information of first-year nursing students about the CPR maneuver, thus, the results show a significant perspective in understanding the realistic simulation about cardiopulmonary resuscitation. It is concluded that the level of cognition of first-year nursing students is considerably satisfactory regarding CPR. Nevertheless, it is advisable to implement new knowledge plans in the area of public health and a pedagogical educational approach on this area in the curriculum of the first year of the nursing school.

 

Descriptors: Nursing. Students. Cardiopulmonary Resuscitation. Cardiorespiratory Arrest. Health Sciences.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

FERREIRA, L. R. ., BARBOSA JUNIOR, L. A. S. ., ZANZARINI, T. J., & RAMOS, R. R. . (2021). CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DE ENFERMAGEM SOBRE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR. UNIFUNEC CIÊNCIAS DA SAÚDE E BIOLÓGICAS, 4(7), 1–10. https://doi.org/10.24980/ucsb.v4i7.5191