CARACTERIZAÇÃO DOS ATENDIMENTOS DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DO EXTREMO NOROESTE PAULISTA
Palavras-chave:
Deficiência, Inclusão, PatologiasResumo
A existência das doenças mentais é tão antiga como a vida. Pessoas que não se enquadravam nos parâmetros de normalidade intelectual da sociedade eram consideradas pessoas com retardo mental, ou seja, é quando a pessoa tem um funcionamento intelectual significativamente inferior à média, acompanhado de limitações significativas no funcionamento adaptativo em pelo menos duas das seguintes áreas de habilidades: comunicação, autocuidados, vida doméstica, habilidades sociais, relacionamento interpessoal, uso de recursos comunitários, autossuficiência, habilidades acadêmicas, trabalho, lazer, saúde e segurança. Recentemente o termo retardo mental foi substituído pelo termo pessoas com deficiências ou pessoas com necessidades especiais. As pessoas com deficiências passaram a ter um atendimento em instituições de ensino, diante disso, foram fundadas instituições especializadas nas diversas deficiências, dentre elas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar os alunos atendidos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do extremo Noroeste Paulista- SP. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem quantitativa, baseada em dados secundários, ou seja, documentos, obtidos por meio de dados em arquivos, livros de registros e prontuários dos alunos. Espera-se que os dados obtidos possam contribuir com a instituição no desenvolvimento de ações no setor primário, de modo a conscientizar a população sobre a importância na prevenção e/ou no tratamento precoce, e nortear ações que visem aumentar os recursos financeiros da APAE.