AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE CALOUROS DE MEDICINA ANTES E APÓS TREINAMENTO SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA NO ADULTO
DOI:
https://doi.org/10.24980/ucm.v11i13.5637Palavras-chave:
Reanimação cardiopulmonar, Emergências, Educação médica, Aprendizagem, EducaçãoResumo
Introdução: A parada cardiorrespiratória (PCR) é caracterizada pela ausência de resposta, de pulso e de respiração normal. Aproximadamente 60% dos casos de PCR extra-hospitalares ocorrem no domicílio. O suporte básico de vida (SBV) imediato e de alta qualidade é imprescindível para a sobrevivência do indivíduo. Objetivo: Comparar e correlacionar o conhecimento de calouros de medicina antes e após treinamento sobre SBV no adulto. Método: estudo quantitativo, transversal, prospectivo, realizado com acadêmicos do primeiro semestre do curso de medicina de uma faculdade privada do Noroeste Paulista. Foi aplicado o mesmo questionário estruturado elaborado pelos autores antes e após um treinamento teórico virtual sobre SBV no adulto. Foram seguidas as diretrizes da AHA. Os resultados foram apresentados na forma de frequência, proporções e para os testes de correlação de significância estatística, utilizaram-se os testes Mann Whitney, Shapiro-Wilk, exato de Fisher e Qui quadrado de Pearson, utilizando como parâmetro de significância p <0,05. Resultados: A amostra compreendeu 35 participantes. A nota média antes do treinamento foi 5,6/10 pontos e, após o treinamento, foi 8,5/10 pontos, representando uma melhoria de 51,7% no conhecimento dos estudantes. Em relação a correlação estatística, 11 questões apresentaram p<0,05 quando comparadas antes e após o treinamento. Conclusão: O estudo em questão conferiu resultado positivo na aprendizagem dos alunos, além de destacar a importância do tema para eles. Após a aula, a maioria dos participantes declarou se sentir preparada para ajudar no atendimento a uma parada cardiorrespiratória.
AN ASSESSMENT OF MEDICAL SCHOOL FRESHMEN'S KNOWLEDGE BEFORE AND AFTER TRAINING ON ADULT BASIC LIFE SUPPORT
ABSTRACT
Introduction: Cardiorespiratory arrest (CRA) is characterized by the absence of response, pulse, and normal breathing. Approximately 60% of out-of-hospital cardiac arrest cases occur in the home. Immediate and high-quality basic life support (BLS) is essential for patient survival. Objective: Comparing and correlating the knowledge of medical freshmen before and after training on adult BLS. Method: quantitative, cross-sectional, prospective study, carried out with first-semester medical students from a private medical school in the Northwestern region of São Paulo. The same structured questionnaire developed by the authors was applied before and after a virtual theoretical training on adult BLS. The AHA guidelines were followed. The results were presented as frequencies and proportions, and the Mann Whitney, Shapiro-Wilk, Fisher's exact, and Pearson's Chi-square tests were used for the correlation tests for statistical significance, with p <0.05 as the significance parameter. Results: The sample comprised 35 participants. The average score before training was 5.6/10 points and after training was 8.5/10 points, representing a 51.7% improvement in student knowledge. Regarding statistical correlation, 11 questions showed p<0.05 when compared pre and post-training. Conclusion: The study in issue has conferred a positive result on the students' learning, besides highlighting the importance of the theme for them. After the lesson, most participants reported feeling prepared to help in the treatment of a cardiorespiratory arrest.
Keywords: Cardiopulmonary resuscitation. Emergency. Medical education. Learning. Education.
Referências
AMERICAN Heart Association. Suporte básico de vida. Manual do profissional. Estados Unidos: AHA, 2016.
BALDI, E. et al. Final- year medical students’ knowledge of cardiac arrest and CPR: We must do more. Int J Cardiol. v.296, p.76-80, 2019. Disponível em: https://www.internationaljournalofcardiology.com/article/S0167-5273(19)32072-8/fulltext DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijcard.2019.07.016
BOAVENTURA, A. P.; MIYADAHIRA, A. M. K. Programa de capacitação em ressuscitação cardiorrespiratória com uso do desfibrilador externo automático em uma universidade. Revista Gaúcha de Enfermagem. v.33, n.1, p.191-4, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/VSp54TFgQbDdX8LpdpmNLrJ/?format=pdf&lang=pt DOI: https://doi.org/10.1590/S1983-14472012000100025
GUIMARÃES, H. P. et al. A história da ressuscitação cardiopulmonar no Brasil. Rev Bras Clin Med. v.7, p.238-44, 2009. Disponível em: https://historiapt.info/pars_docs/refs/4/3349/3349.pdf
GUIMARÃES, N. S. et al. Aumento de óbitos domiciliares devido a parada cardiorrespiratória em tempos de pandemia de covid-19. Arq Bras Cardiol. v.116, n. 2, p.266-71, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abc/a/fs34LkMFFPV4V54CkKNmhkj/?lang=pt DOI: https://doi.org/10.36660/abc.20200547
HAFEN, B. Q. et al. Primeiros socorros para estudantes. 10. ed. São Paulo: Manole, 2014.
JESUS, A. A.; SOUSA, A. M. Treinamento em primeiros socorros para o leigo. Revista extensão e Cidadania, v.3, n.5, p.47-59, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/2601/2154
LIMA, P. O. et al. Fatores determinantes no atendimento a vítima de parada cardiorrespiratória pelos serviços pré-hospitalar. HU Rev., v.45, n.4, p. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/27273/20086 DOI: https://doi.org/10.34019/1982-8047.2019.v45.27273
MORETTI, M. A. et al. Retenção das habilidades de ressuscitação cardiopulmonar nos estudantes de medicina. Arq Bras Cardiol. v.117, n.5, p.1030-35, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abc/a/v6zfJt3QCdBV3S86CrcKKjz/?format=pdf&lang=pt DOI: https://doi.org/10.36660/abc.20210856
PEREIRA L. F. et al. A importância do treinamento de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em leigos: uma revisão integrativa. Uningá Journal. v.8, n. 58, eUJ3224, 2021. Disponível em: http://revista.uninga.br/index.php/uninga/article/view/3224/2376 DOI: https://doi.org/10.46311/2318-0579.58.eUJ3224
RODRIGUES, M. S., GALVÃO, I. M.; SANTANA, L. F. Utilização do ABCDE no atendimento do traumatizado. Revista de Medicina, v. 96, v.4, 2017, p.278-280. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/123390 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v96i4p278-280
ROLDÃO, A. C. C. M.; OLIVEIRA, F. M. Percepção do conhecimento sobre parada cardiorrespiratória dos graduandos em medicina de uma universidade pública com metodologia ativa de ensino. 2018, 72 f. Graduação (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, SE; 2018. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/9770/2/ANNE_CHRISTINE_CARDOSO_MORENO_ROLD%c3%83O%26FERNANDA_MACHADO_OLIVEIRA.pdf
SANTOS, M. S. et al. Conhecimento da equipe de enfermagem do setor de hemodiálise sobre o atendimento a parada cardiorrespiratória. HU Revista. v.43, n.4, p. 375-381, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2924 DOI: https://doi.org/10.34019/1982-8047.2017.v43.2924
SIMÕES, R. L. et al. Atendimento pré-hospitalar à múltiplas vítimas com trauma simulado. Rev Col Bras Cir. v.39, n.3, p.230-37, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcbc/a/7ntKYjswzL6JwBmBfFBxWsS/?lang=pt&format=pdf DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-69912012000300013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thayna Moreira Blanco KATER, Fernando Augusto Alves ROBERTO, Giovanna Gonçalves de LIMA, Alfredo de PAULA NETO, Janaina Benatti de Almeida OLIVEIRA, Renata Prado BERETA-VILELA (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.