PERFIL PSICOLÓGICO DE AUXILIARES DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL COM ESTRESSE EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR PAULISTA

Autores

  • Isadora Moraes RODRIGUES Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec https://orcid.org/0000-0003-4734-3505
  • Alexandre dos SANTOS Centro Universitário de Santa Fé do Sul - Unifunec

DOI:

https://doi.org/10.24980/ucsb.v4i7.4834

Palavras-chave:

Teoria Psicanalítica, Estresse, Adaptação Psicológica

Resumo

O termo estresse ou stress surgiu na física, mas atualmente pode ser definido como um desgaste geral do organismo devido à vivência de situações que despertam reações adversas, positivas ou negativas e vale destacar que atualmente há dados preocupantes sobre os níveis de estresse, principalmente, entre o sexo feminino, que apresenta uma frequência 59% maior se comparada ao sexo masculino. Com isso, o presente estudo teve como objetivo investigar em auxiliares de desenvolvimento infantil sintomas de estresse e também seu perfil psicológico à luz da psicanálise. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo procedimento envolveu a aplicação de um Questionário Sociodemográfico, juntamente com o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL). Nas auxiliares que foram identificados traços de estresse, na fase de resistência, foi realizada uma entrevista estruturada para identificar seus traços psicológicos, através da análise de discurso, método proposto por Liberman. Com isso, pode-se observar que as auxiliares que apresentaram sintomas de estresse na fase de resistência apresentaram também, segundo o método de análise de discurso, um perfil psicológico típico da fase oral secundária, característico de pessoas emocionalmente imaturas, com uma estrutura egoica desprovida de recursos para lidar com estressores da vida cotidiana.

 

PSYCHOLOGICAL PROFILE OF CHILDCARE ASSISTANTS WITH STRESS IN A PUBLIC SCHOOL IN PAULISTA COUNTRYSIDE

 

ABSTRACT

The term stress appeared in physics, but it may currently be defined as a general fatigue of the organism resulting from the experience of situations that trigger adverse reactions, either positive or negative, it is worth noting that there are currently alarming data on the levels of stress, especially among women, who report a 59% higher frequency when compared to men. Hence, the present study aimed to investigate the childcare assistant symptoms of stress and their psychological profile in the light of psychoanalysis. This qualitative research involved the application of a Sociodemographic Questionnaire, as well as Lipp's Stress Symptom Inventory for Adults (ISSL). The assistants who were identified any traits of stress in the resistance phase, a structured interview was conducted to identify their psychological traits, through discourse analysis, a method proposed by Liberman. According to the discourse analysis method, it can be observed that the assistants who presented stress symptoms in the resistance phase also presented a typical psychological profile of the secondary oral phase, a characteristic from people who are emotionally immature, who have an ego-structure that is deprived of resources to cope with the stressors of daily life.

 

Descriptors: Psychoanalytic Theory. Stress. Adaptation psychological.

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Publicado

2021-10-25

Como Citar

RODRIGUES, I. M. ., & SANTOS, A. dos. (2021). PERFIL PSICOLÓGICO DE AUXILIARES DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL COM ESTRESSE EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR PAULISTA. UNIFUNEC CIÊNCIAS DA SAÚDE E BIOLÓGICAS, 4(7), 1–21. https://doi.org/10.24980/ucsb.v4i7.4834

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